Seguidores

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O festival Odwira em Akropong - Ghana

O carnaval, festa cristã que marca a entrada da Quaresma, encontra similares em várias culturas africanas, como a Akan, na qual é comum a realização de um grande festival anual, o Odwira , seguido de um longo período de recolhimento e abstinência, como na tradição de Roma.

Odwira

O Odwira é celebrado anualmente em dezembro ou no início de Janeiro. É um festival muito importante durante o qual todo o país, simbolizado pela banqueta sagrada, é purificado de todos os seus males. A primeira a ser purificada é a "banqueta primordial" seguida pelas demais, até que todas sejam purificadas.
O termo "Odwira" que significa purificação do Estado acontece no final do ano pelo calendário Akan. Durante a celebração, o preparo da terra e a agricultura são proibidos. A celebração leva uma semana contendo diversas atividades que ocorrem a cada dia, e no último dia, o Okyenhene (rei) recebe a homenagem dos seus chefes e do povo, além das empresas e organizações de dentro e fora do Estado de Akyem Abuakwa.
Em Akyem Abuakwa, o Conselho do Okyeman decidiu que a celebração de Odwira Kese deve ser realizada em intervalos de cinco ou dez anos. No entanto, os chefes Okuapimhene e Amanokromhene, que levaram o festival de Odwira para Akwapim, celebram-no anualmente em Akwapim tendo o Okyenhene ou o seus representantes ali presentes.
O Odwira é festejado todos os anos da mesma forma, salvo naquelas ocasiões em que o Okyenhene e o Conselho Okyeman decidem celebrar de maneira mais simples (Mpaegum) tal como o "Odwira Kese", sem fanfarras. No entanto, quando é declarado o "Odwira Kese", todos os chefes em Akyem Abuakwa com suas respectivas posições e parafernália, incluindo o Okuapimhene e o Amanokromhene, são convidados a participar do festival e homenagear a banqueta primordial" em Kyebi.
O termo "Odwira" que significa purificação do Estado acontece no final do ano pelo calendário Akan. Durante a celebração, o preparo da terra e a agricultura são proibidos. A celebração leva uma semana contendo diversas atividades que ocorrem a cada dia, e no último dia, o Okyenhene (rei) sentado em seu trono sagrado (Sika dwa), "a banqueta primordial",  recebe a homenagem dos seus chefes e do povo, além das empresas e organizações de dentro e fora do Estado de Akyem Abuakwa.

Sika dwa - o trono Axanti

A lenda de Sika´dwa, a banqueta de ouro, é essencial para a compreensão da nação Axanti.
Ela nos conta sobre o nascimento desse reino.
No século XVII foi convocada uma reunião de todos os agrupamentos axantis, para lutar contra o poderoso estado Akan de Denkyra.
Para esse encontro foi trazida uma banqueta de ouro vinda do céu, a pedido do sacerdote Okomofo Anokye, o sábio conselheiro, para o Osei Tutu I, o primeiro Ashantene (rei Axanti).
A banqueta veio flutuando pelo espaço até o colo do rei.
O sacerdote então, declarou Osei Tutu como lider da nação Axanti e a banqueta, o símbolo dessa união.
A recém-fundada união entrou em guerra contra os Denkyira derrotando-os.
Sika ´dwa é sagrada para os Axantis , pois contém “Sunsun" , o espirito do povo.
Assim como um homem não pode viver sem alma, os Axantis não podem viver sem a banqueta de ouro.
Não é apenas um símbolo nacional, é um objeto sagrado.