Seguidores

domingo, 22 de janeiro de 2012

Papagaio da Costa

Papagaio Cinzento da Costa, Psittacus erithacus erithacus é uma das duas subespécies dessa espécie, cuja área de distribuição vai desde a Costa do Marfim à zona ocidental do Quênia, ao Noroeste da Tanzânia e ao sul da República Democrática do Congo (ex-Zaire), bem como nas ilhas de São Tomé e Príncipe.
Habita florestas húmidas primárias e secundárias, clareiras, florestas de galeria, mangais, savanas e plantações. Podem ser vistos até aos 2200 metros de altitude. O Papagaio Cinzento é provavelmente o Papagaio de porte médio mais conhecido em todo o mundo, o mais querido de todos e considerado o melhor imitador.
A sua cor cinzenta que termina numa cauda curta e quadrada de vermelho carmesim, além da pele nua e branca que rodeia os olhos, são características únicas e muito conhecidas no meio dos seus criadores.
No entanto a particularidade que o caracteriza no mundo inteiro, mesmo para as pessoas que têm poucos conhecimentos sobre Papagaios, é a sua habilidade de repetir palavras e de ser um grande palrador.
Não é preciso ter muita inteligência para repetir uma frase recém-aprendida, reproduzir o miado de um gato ou um assobio estridente.
Os papagaios precisam somente de habilidades comuns à sua espécie, mas o Papagaio Cinzento distingue-se dos seus parentes palradores por ser mais loquaz.
Essa habilidade do Papagaio Cinzento já era mencionada nos antigos documentos gregos e romanos.
De maneira geral, os papagaios desenvolvem a habilidade de falar e imitar vozes humanas apenas em cativeiro.
No habitat natural produzem apenas ruídos roucos, quer dizer, sua expressão vocal é muito pobre.
Estes papagaios são animais que se adaptam muito bem a conviver com os seres humanos, sendo que, mesmo no estado selvagem, toleram a sua presença e a sua aproximação, parecendo ter prazer nisso.
Vivem aos pares, em grandes bandos. São muito caçados devido aos grandes danos que causam às colheitas.
E também por causa do delicado sabor de sua carne e pelas lindas penas vermelhas da cauda. Esse papagaio é facilmente treinado.
O Papagaio Cinzento é a única espécie que pertence ao género Psittacus. Este género tem três subespécies:

1 - Psittacus erithacus erithacus: O Papagaio Cinzento (do Congo) é o maior das três espécies. O seu peso oscila entre 430 e 580 g: os machos chegam a alcançar de 530 a 580 g e as fêmeas chegam a pesar até 460 g. Alimentam-se de sementes, frutas e vegetais, mas sua comida preferida são as nozes da palmeira, ricas em azeite. Proveniente da África Equatorial é a espécie mais difundida e a mais apreciada como animal de estimação.
2 - Psittacus erithacus princeps: O Papagaio Cinzento (de Gana Ocidental) é muito parecido com o do Congo, mas é menor e tem uma cor mais escura. É proveniente das ilhas São Tomé e Príncipe.
3 - Psittacus erithacus timneh: O Papagaio Timneh é o menor de todos, tem uma cauda num tom que vai do acastanhado ao marrom e o bico é rosado ou vermelho. Pode ser encontrado em quatro países da África Ocidental: Serra Leoa, Libéria, Guiné e Costa do Marfim.

Ìkóòdíde

Pena vermelha do papagaio-da-costa (Psittacus eritacus, sp.). Simboliza o nascimento do novo filho-de-santo e, de um modo geral, a fecundidade.
A pena vermelha, chamada "ekodide", do pássaro Odide, que o elegun (iniciado) carrega em sua cabeça, simboliza realeza, honra e a posição adquirida por sua consagração como um novo sacerdote no culto do seu Orixá.
Ekodide é usado em homenagem a Osun.
Oxum é essencialmente a divindade das mulheres, e preside às funções fisiológicas femininas, à menstruação, à gravidez, ao parto.
Pode castigar suas filhas provocando-lhes hemorragias, ou tirando-lhes a menstruação antes do tempo.
Oxum “olo kiki” “(dona do ekódíde), transformou o sangue da mãe de Oxalá em ekódíde.
Essa pena da cauda do papagaio da Costa cuja cor é vermelha está associada ao sangue menstrual, evoca o nascimento, além de fecundidade e riqueza.
Pois Osun, divindade da gestação e do nascimento desempenha importante função nos ritos de iniciação.
Fecundidade e fertilidade significam por extensão abundância e fartura, Oxum é a divindade da riqueza. "A Wura Olu" (a dona do ouro) O pássaro de Oxum, é o Adàbá, um pombo de olhos vermelhos.

Reza

Gbàdúrà ti Bàbáláàse
Reza do Babalaxé
Bàbáláàse ní yè wa
O Babalaxé deu-nos a vida
Sojú mòn omon Bàbáláàse a e sìn
Lance os olhos do conhecimento sobre os filhos, Babalaxé e nós vos serviremos
Fí adósùu mi ní yè wa
Ele tornou-os adôxu e com o oxú deu-nos a vida
Sojú mòn omon Bàbáláàse a e sìn
Lance os olhos do conhecimento sobre os filhos, Babalaxé e nós o serviremos
Fí ìkóòdíde mi ní yè wa