Seguidores

domingo, 22 de janeiro de 2012

Pimenta da Costa

A pimenta malagueta (Aframomum melegueta) fora difundida no mundo desde a época clássica até meados do século XVII na região sul da Europa, sendo que a região norte continuou utilizando este condimento alimentar.
O Novo Mundo Americano usufruía a pimenta malagueta capsicum a partir do índio, da mesma forma a malagueta africana passou a ser comercializada nos portos brasileiros a partir do século XV.
A malagueta, no Brasil, deixa de ser apenas preparada pelas mãos indígenas para fazer parte da alimentação da família brasileira, recebendo também o conhecimento milenar africano.
A pimenta capsicum utilizada na culinária indígena conquistou o paladar africano que se apropria deste condimento e passa a utilizá-lo na sua culinária em detrimento da falta da malagueta da Costa da África.
No discorrer do tema ‘A pimenta malagueta’ americana – capsicum e a africana – zingiberácea, confundiu-se em muitos momentos estas duas plantas, que são pimentas, mas não pertencem a mesma família alimentícia.
A pimenta malagueta da África – zingiberácea, utilizada tanto no Brasil, quanto na Europa, perde seu uso, não se sabe exatamente por que e acaba se tornando escassa, sendo sua difusão substituída pela malagueta americana. Na própria África, de onde se produz e exporta a zingiberácea, esta acabou sendo minimizada em detrimento da capsicum.
Especulando ainda este tema, talvez a melhor aceitação da pimenta capsicum tenha minimizado a zingiberácea.
Então a polêmica em torno da origem da pimenta malagueta zingiberácea no Brasil, e a substituição da mesma neste, na Europa e, sobretudo na África, consolida-se numa dúvida pertinente a um ensaio profundo.
Em todos os momentos estamos falando de apenas uma variedade de tempero africano e brasileiro – afro-brasileiro. Mas o mais interessante é salientar que a tradição não se limita apenas quanto à origem dos alimentos, mas passa pelas técnicas de preparo como também chega às características místicas religiosas e afrodisíacas.
Essa simbologia, alicerçada na ideia de alimento quente, picante e capaz de interferir no temperamento humano, é tão importante para a consolidação da identidade brasileira que até hoje se compreende este povo quente, afetuoso, libidinoso, tanto para o homem quanto para a mulher.

Pimenta da Guiné

A pimenta-de-são-tomé (Piper guineense) é uma planta vivaz, da família das piperáceas, nativa da África tropical. Tal espécie de planta possui folhas ovadas e frutos globosos vermelhos, utilizados como condimento, depois de secos. Também é conhecida pelo nome de jiefo.