Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Calixte Dakpogan (1958) – Artista do Benim


Arte africana contemporânea

Calixte Dakpogan é um escultor do Benin, conhecido por suas instalações. Nasceu na cidade de Pahou onde tem vivido desde a infância, e trabalha em Porto Novo. Originário de uma família de ferreiros da cultura fon é autor de máscaras realizadas por assemblage de objetos, plásticos e metais, de uma grande elegância formal.
Suas obras são feitas pela associação de resíduos reciclados a partir dos quais reproduz rostos e máscaras. A obra de Calixte Dakpogan deve ser analisada no contexto de seu circulo familiar, os Dakpogan, por suas tradições e pela narrativa espiritual da cultura africana particularmente no Benin. 
A comunidade familiar Dakpogan,  continua a viver em Porto Novo no Benim  há centenas de anos, no bairro Goukoumé, o bairro onde se cultua Ogum: o Deus do ferro. Neste bairro a arte do ferro forjado remonta a mais de mil anos, e na família Dakpogan comenta-se que seus antepassados ocupavam uma posição invejável como ferreiros na corte do rei Toffa de Porto Novo. 
A família Dakpogan não só mantém sua veneração de Ogum, mas também conseguiu manter o titulo de forjadores Reais. A especialidade na metalurgia da família Dakpogan foi passada de pai para filho através de gerações, e eles continuam a trabalhar no fabrico e na fundição de peças metálicas para o culto de Ogum e por vezes também produzem artefatos domésticos para vender no mercado de Porto Novo. 
No entanto, nos últimos anos têm adicionado outros conceitos artísticos ao seu repertório criativo. Desde 1989, a metalurgia Dakpogan começou a ser reconhecida no mundo da arte contemporânea, e estes ferreiros adquiriram um novo título: Artistes-Ferailles, os artistas da sucata ferro. Combinando engenhosamente os resíduos metálicos e a reciclagem de peças de automóveis, motos e bicicletas, criam enormes figuras dos deuses Vodus, bem como cenas da vida cotidiana do Benin.