Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Titos Mabota (1963) – Artista Moçambicano


Arte africana contemporânea

Fernando Agostinho Mabota, conhecido por Titos Mabota nasceu em Maputo, Moçambique.
Vive e trabalha em Maputo. Titos Mabota, de Moçambique, rende homenagem à riqueza rural de seu pais através de suas criações rudimentares.
Mulheres gigantes, torres imensas, aviões suspensos, carros encastrados, monstros do imaginário africano povoam o universo artístico de Titos Mabota.
Mabota navega no mundo das artes desde pequeno, contudo, começa a interessar-se seriamente por volta dos anos 90.
Os pioneiros Malangatana e Idasse Tembe inspiraram-no de certa forma, todavia, encontramos pouca semelhança nos seus trabalhos.
Há ainda que destacar a inspiração encontrada através da seriedade e dedicação dispensadas por seu pai em tudo que empreendeu até agora e que lhe permitiram torna-se naquilo que ele hoje é, sem dúvidas: um dos grandes escultores conceptuais de arte contemporânea em Moçambique.
Ele inscreve o seu trabalho na realidade quotidiana desse país da África Austral que emerge do turbilhão da guerra e que só se torna conhecido no resto do mundo pelos seus sofrimentos.
O gigantismo das instalações da obra de Titos transpõe o espaço fechado da galeria, do museu para o espaço aberto e cheio de vida da rua. Ele vai ao encontro daqueles que são geralmente excluídos dessas instituições, aqueles para quem a arte está ligada ao mundo de dinheiro.
Titos permanece entre os seus, preso a este calor das ruas de Maputo.