Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Camille- Pierre Bodo (1953) - Artista da RDCongo


Arte africana contemporânea - Camille assina Art Bodo

Pasteur Bodo nasceu em 1953 em Mandu, República Democrática do Congo e atualmente vive e trabalha em Kinshasa.
Bodo foi um dos fundadores e é hoje um nome incontornável, juntamente com Moke e Chéri Samba, daquele que viria a tornar-se conhecido como o movimento de pintura popular do Zaire. Os elementos deste movimento afirmam-se como conscientes da sua capacidade artística e do seu poder de mudar a História através da arte.
Camille-Pierre Bodo pinta qualquer tema, descrevendo tudo o que vive e experiência. O seu trabalho transforma-se de crónica em manifesto e vice-versa. O seu objetivo é altruísta: ele é apesar de tudo, um pintor essencialmente popular. Um dos temas principais da pintura de Bodo foi a Ndoki Zoba (feitiçaria) e através do seu trabalho desaconselhava a sua prática. Em 1980, converte-se ao Cristianismo e à igreja Pentecostal. Torna-se Pastor, convicto de que isso irá mudar a sua vida.
No início dos anos 90, a sua técnica evolui consideravelmente de forma a "melhor expressar as ideias e criar um maior impacto nas pessoas". O objetivo continua a ser o de "tornar o mundo mais positivo e partilhar essas ideias com todos.
Desde então as suas telas adquirem um carácter mais simbólico, mais fantasista e imaginativo. Já não pretendo apenas relatar factos exclusivamente africanos. Penso que posso dirigir-me a todos. Os títulos dos seus trabalhos recentes refletem precisamente esta mudança de atitude e de temática.