Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Twins Seven-Seven (1944) - Artista Nigeriano


Arte africana contemporânea

Nascido em 1944 na Nigéria, a carreira de Príncipe Twins Seven-Seven teve início nos primeiros anos da década de 60. Desde então Seven-Seven tornou-se o mais conhecido representante da famosa escola de Oshogbo, no coração da civilização Ioruba. O seu trabalho reflete a cosmologia e mitologia da fantástica cultura Ioruba.
Apesar de o seu verdadeiro nome ser Taiwo Olaiyi Salau, Twins Seven-Seven escolheu este pseudónimo como referência ao seu nascimento: ele é o único sobrevivente de uma série de sete pares de gémeos.
Artista multidimensional, Príncipe Twins Seven-Seven é também reconhecido como cantor, músico e ator, escritor e poeta. O seu trabalho correu o mundo em exposições em locais como o Centro Georges Pompidou em Paris, o Museu de Arte Contemporânea de Houston, o Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, o Museu Nacional de Arte Africana de Washington, D.C. ou a National Modern Art Gallery em Lagos.
O encontro com as artes gráficas e a pintura deu-se em 1964 quando conheceu um grupo de artistas denominado Mbare Mbayo Group, as origens da Escola de Oshobgo. Twins Seven-Seven começa por desenhar em papel. O desenho e a gravura têm sido uma referência constante e central no seu trabalho. A originalidade das suas linhas advém do facto de parecerem desenrolar-se sozinhas, sem plano, invadindo toda a superfície. Esta técnica confere à sua pintura um detalhe extraordinário.
Com exceção de algumas pinturas que representam temas profanos, o universo de Twins Seven-Seven está profundamente enraizado na iconografia Ioruba imagery, religiosa ou folclórica.
Twins Seven-Seven foi nomeado Artista UNESCO para a Paz em 2005, na presença de Olusegun Obasanjo, Presidente da Nigéria e Chairman da União Africana. A cerimonia teve lugar no Dia de África. Foi o reconhecimento pela sua "contribuição para a promoção do diálogo e compreensão entre povos, particularmente em África e na diáspora africana."
Os artistas UNESCO para a Paz são personalidades mundialmente reconhecidas que utilizam a sua influência, carisma e prestígio pata ajudar a promover a mensagem da UNESCO.