Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Efiaimbelo (1925 - 2006) – Artista Malgaxe


Arte africana contemporânea

Nasceu em 1925 em Androka, Mahafaly no Madagascar.
O seu trabalho no Sul de Madagascar, está enraizado na cultura Mahafaly dos seus antepassados. As origens da arte e ritos funerários da sociedade Mahafaly datam do início do século XVI, quando os clãs Maroserana se estabeleceram na região Mahafaly.
A sua arte tradicional - os postes funerários, chamados de aloalos, que servem como marcadores de sepulturas - é considerada a mais nobre da ilha e é transmitida de pais para filhos desde o tempo de Soroboka.
Os Aloalos são colocados em forma de quadrado à volta do retângulo de pedras que forma a estrutura do túmulo. Representam memórias dos defuntos a quem são dedicados.
Efiaimbelo honra e estende o uso dos aloalos. Foi um dos primeiros escultores a esculpir aloalos com intenção decorativa apenas.
Introduziu as tintas acrílicas e uma nova iconografia, seus postes de madeira (Mendorave), tem cerca de dois metros de altura.
Dependendo das diferentes interpretações dos mitos e lendas Mahafalaly, vários significados são conferidos aos motivos convencionais que decoram o suporte assim como às figuras do topo.
A parte inferior pode ser descrita como uma sucessão de 'oitos' empilhados. O oito é número da abundância e o símbolo da lua-cheia. No topo do 'poste', uma cena representativa, normalmente o 'zebu' e o seu pastor. O 'zebu', gado-de-bossa, é um símbolo de riqueza, uma criança representa prosperidade, etc.
Como resultado da ligação ao ocidente - o ocidental - Avisoa (o Bem-vindo) é acolhido pelo Soroboka no seu clã Temaromainte.
Efiaimbelo modificou a iconografia incluindo, ladrões de gado, condutores de taxi, lutadores, aviões, motos, lendas e histórias fantásticas, etc. Os Aloalos honram os mortos mas também os vivos. Através da sua sofisticação e imaginação, Efiaimbelo continuou a desenvolver esta arte vital.