Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jongo da Serrinha


A Serrinha é uma comunidade localizada no bairro de Madureira, próximo à divisa com Vaz Lobo, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
Esta comunidade é o berço da extinta escola Prazer da Serrinha, bem como do GRES Império Serrano, uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro.
A comunidade é conhecida por ser também um dos tradicionais locais de prática de jongo, desde a época dos primeiros sambistas, no início do século 20.
A Serrinha também é conhecida pelo seu "bondinho", um meio de transporte montado sobre um plano inclinado que liga o Morro da Serrinha ao seu sopé. Embora seja apenas um meio de transporte, chama a atenção por ser incomum.
A Serrinha ficava isolada da parte central da cidade. Todas as outras favelas se localizavam perto do centro, do porto, enquanto a Serrinha ficava em Madureira. Era longe, no último ponto da linha do trem, e era rural, na época.
A Serrinha possui hoje 3.500 moradores, o que facilita o trabalho no morro.
As casas, ao contrário de outras favelas do Rio, têm quintais e são relativamente isoladas umas das outras.
Enfim, uma comunidade carioca dotada de características rurais e bastante peculiares.
A Serrinha guarda uma tradição de música e de cultura popular muito forte.
Além da Escola de Samba Império Serrano ter sido fundada lá, músicos como D. Ivone Lara e Silas de Oliveira são crias do morro.
A figura emblemática do Mestre Darcy do Jongo, morador da Serrinha e filho da Vovó Maria Joana Rezadeira - célebre mãe de santo da época -, percebendo que toda uma cultura poderia se perder, tratou rapidamente de colocar o trem daquele belo legado nos eixos.
O mestre Darcy do Jongo era um músico genial, talentosíssimo.
Ele entendeu que uma forma do jongo continuar sendo preservado e divulgado seria ensiná-lo para as crianças, incluindo-as nas rodas, transformando, em seguida, aquela roda num show.
Assim, ele transformou a prática que acontecia informalmente nos quintais e nos terreiros num espetáculo. Criou harmonias, músicas (com começo, meio e fim) e inseriu as crianças na festa", conta Dyonne.
Nascia, assim, o grupo Jongo da Serrinha que, sob a liderança do Mestre Darcy, passou a difundir a música, fazendo apresentações no Brasil e no exterior â sem deixar de lado a problemática social vivida na comunidade.
Hoje, o "Centro Cultural Jongo da Serrinha" realiza atividades de ensino e exibição do jongo.