Seguidores

domingo, 4 de março de 2012

Contas de Coral

Contas africanas

Ivie e Ekan são espécies da família dos Corais usadas na fabricação de contas.  Os Corais (Phylum coelenterata) ou (Cnidaria) são extraídos das rochas de coral nos oceanos e posteriormente polidos para a fabricação de joias.  O coral Ekan se parece com uma pedra e é de cor acinzentada. 
O Ivie é outra espécie de coral, um tipo importante de pedra usada pelos chefes Edo. Essa espécie é considerada preciosa.  Possui um núcleo duro que pode ser polido para revelar as belas cores vermelhas, laranjas e rosas. Os corais preciosos crescem nos recifes de coral no mar Mediterrâneo e no mar do Japão. 
De acordo com a tradição foi o Oba Ewuare em 1400 D.C. como o homem quem trouxe o coral para o Benin tendo roubado da "deusa do mar" em Ughoton (Gwatto).  Sendo Ughoton a porta de entrada para Europa naquela época, o homem branco, especificamente o português e o espanhol podem ter sido os responsáveis pela sua distribuição no Benin.  A influência portuguesa na cultura Edo foi muito grande, especialmente na área do vestuário. Infelizmente até o momento não há um trabalho extensivo sobe o assunto.  Mas quando se estuda a história do traje é de surpreender a riqueza de detalhes que se revela. O uso das contas Ivie e Ekan era controlado pelo Oba do Benin. Há certas peças que não pode usar sem ser um chefe.
As contas de coral usadas em Edo são muito diferentes daquelas que se obtém ao norte da Nigéria, nas terras Iorubas e na parte oriental da Nigéria. 
Está documentado historicamente que alguns chefes foram impedidos por decreto real, de usar qualquer conta Ivie ou Ekan como forma de castigo.  Um exemplo disso é o que aconteceu com o Chefe Oliha do Benim. Foi uma punição por ter colaborado com o Attah de Igala em Idah, durante os anos 1500 d.C. quando os soldados de Idah invadiram a cidade de Benin.  Oba Esigie e sua mãe Rainha Idia levaram os soldados Edo à vitória.
Os soldados portugueses lutaram ao lado do Benin. O Oba Akenzua II em 1940 apreendeu a coroa de franjas e a maior parte das contas que pertenciam ao chefe Okorotun, o Iyase do Benin, pela sua arrogância e deslealdade.  Ele também tomou o seu Adé (coroa). Quando um Oba de Benin presenteia uma conta para alguém, isso significa unicamente que "ela está se tornando um chefe" goste ou não.  Recusar a aceitar este presente enviado pelo palácio é um pecado imperdoável.  Ela tornou-se de uma maneira ou de outra um "Oghian Oba" inimigo do Oba.

Por: Oko'o Ademola Iyi Eweka.