Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

Etu Adiye - Galinha de Angola


A galinha-d'angola, galinha-do-mato ou pintada (Numida meleagris) é uma ave da ordem dos galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores
portugueses, que a trouxeram da África Ocidental.
No Brasil, a ave é conhecida por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de cocá, tô fraco ou angolista, ou ainda, erroneamente, de galinhola.
Trazida da África na época da escravidão, a ave preserva ainda alguns de seus hábitos selvagens, como o de andar em bandos e ser muito barulhenta, com um grito "tô-fraco" inconfundível.
Esse fator leva o animal a ser utilizado como guarda, pois, ao perceber a presença de estranhos ou qualquer anormalidade, põe-se a gritar.

Características

Em relação às características físicas, encontram-se três tipos. A mais comum é a pedrês - cinza com bolinhas brancas. Existem ainda as inteiramente brancas e também a pampa, resultado do cruzamento das primeiras. Também são conhecidas pelo nome de capote devido à plumagem.
Com cerca de três meses, o macho já apresenta uma crista pronunciada para frente, como um chifre; na fêmea, essa crista é mais arredondada.
Algumas apresentam ornamentos de penas alongadas no peito. A espora está presente nos machos adultos. Possuem bicos curtos e fortes, próprios para ciscar.

Comportamento

As aves ficam nervosas facilmente, sendo extremamente agitadas, muitas vezes chegam ao estresse. São aves de bando: vivem em bandos, locomovem-se em bandos e precisam do bando para se reproduzir, pois só assim sentem estímulo para o acasalamento. E, como grupo, são organizadas. Cada grupo tem seu líder, o que é fácil de constatar no momento em que se alimentam:  o líder vigia enquanto seus companheiros comem, e só depois de verificar que está tudo em ordem é que começa a comer.
São aves rústicas e fáceis de criar, exceto num ponto: deixadas soltas, escondem os ninhos com o requinte de botar os ovos em camadas e ainda cobertos por palha ou outro material disponível.
As galinhas-d'angola não são boas mães, raramente entram no choco, fazem posturas conjuntas, ninhadas de até 40 ovos, dispostos em camadas, desta forma somente os ovos de cima recebem o calor da ave e descascam. São inquietas, arrastam os pintos para a umidade, podendo comprometer a sobrevivência dos pintos. Em criações em cativeiro é recomendável recolher os ovos e colocá-los em incubadoras ou serem chocados por uma galinha.

Reprodução

Na hora do acasalamento a iniciativa é da fêmea. O período de abril a agosto (intervalo de postura) é aquele em que as aves estão mais sociais, vivendo em grandes grupos, e no qual trocam as penas. No final dessa fase, vão escolhendo seus pares (duas fêmeas para um macho), depois ocorrem os acasalamentos. O período principal de postura vai de setembro a março, com uma média de setenta a oitenta ovos cada fêmea.

Cultura ioruba

A importância simbólica da ave está associada a uma lenda em que a Morte se instaura numa cidade, e a população pediu ajuda a Oxalá, divindade da mitologia ioruba responsável pela criação e administração do mundo.
No mito, Oxalá ordenou que as pessoas fizessem oferendas de uma galinha preta com pó de giz branco nas pontas de suas penas.
Ao ver aquele animal, estranho, a Morte teria se assustado e abandonado a cidade. Por isso, as sacerdotisas dos orixás são pintadas como a galinha d’angola, indicando a sabedoria de Oxalá, que livrou a cidade da implacável morte.
Ligada aos mitos da criação, Etu teria ciscado e esparramado areia em todas as direções, formando assim a superfície da Terra.

Eis a lenda:

Conta a lenda que no princípio dos tempos existiam dois mundos: o Orum, espaço sagrado dos orixás, e o Aiyê, espaço dos seres vivos.
No Aiyê primitivo só existia água.
Um dia Olodumaré resolveu recriar o espaço para a humanidade que também criaria. Incumbiu, então, seu filho primogênito, Orixanilá da execução dessa tarefa.
Entregou-lhe uma cabaça contendo ingredientes especiais:
A terra escura inicial, a galinha de cinco dedos, uma pomba e um camaleão.
A terra escura deveria ser lançada sobre a imensidão das águas.
A galinha de cinco dedos deveria ir ciscando a terra para alargá-la o mais que pudesse.
A pomba, ao voar, orientaria a extensão da terra expandida e criaria o ar. E o camaleão, atento a tudo, observaria a execução da tarefa.