Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

Hassan Fathy - arquiteto egípcio

Arquitetura na África

Hassan Fathy nasceu na Alexandria no Egito, em 23 de março de 1900 e formou-se em arquitetura no Cairo em 1926, numa época em que o aprendizado da arquitetura era essencialmente fundamentado em princípios da Escola de Belas Artes.
Ao longo de sua vida profissional, ele nota que a cada introdução de nova tecnologia na construção, corresponde a uma perda de parcela do saber construtivo tradicional. A partir daí, Fathy volta-se para o resgate das raízes culturais nas práticas de construção, passa a adotar métodos e materiais antigos e a encorajar o povo a construir em mutirão suas próprias habitações.
Condições climáticas e saúde pública, também faziam parte de suas preocupações.
Fathy, entre outras, reintroduziu a construção de pátios internos em adobe ou tijolos de barro de grande massa térmica e, desta forma, lançou as bases para uma arquitetura sustentável.
No clássico Architecture for the poor, de 1973, no Brasil traduzido como Construindo com o povo, descreve em detalhes o planejamento e a construção de New Gourna, onde teve oportunidade de aplicar seus conceitos.
As lições de Hassan Fathy são inúmeras, mas a mais importante é mesmo o exemplo dignificante de sua vida profissional e sua devoção à arquitetura como ele a entendia.
Registros de sua vivência e espírito constituem um patrimônio para a Humanidade.
Quanto mais os arquitetos e engenheiros absorverem novas tecnologias, mais eles terão a aprender com os princípios fundamentais legados por ele.
Fathy produziu não somente propostas, mas principalmente inspiração.
Apesar de ter vivido num período em que a arquitetura moderna propunha uma ruptura total em relação aos antigos cânones, logo percebeu a importância da preservação das práticas construtivas tradicionais, desenvolvidas através do tempo em resposta as exigências climáticas locais.