Seguidores

sábado, 31 de março de 2012

O Palácio Real de Oyó

O palácio real de Oyó - artigo da revista inglesa Focus

Baba Morenikeji

Nosso tour pelo palácio do de sua majestade real Oba Lamidi Adeyemi III, foi uma aventura, pelas curiosidades que contemplamos e que ficarão gravadas em nossas memórias por um longo tempo. Convidamos-nos  a participar conosco desta jornada cultural.
No palacio do atual Alaafin de Oyó, há um personagem que estrelou durante nossos dias no complexo palaciano. Ele é um homenzinho de um metro de altura. Ele é conhecido por Baba Morenikeji, e deve ter uns 130 anos de idade, de acordo com as informações. Ele contou para a Focus, que ele é o chefe da guarda palaciana. Soubemos que ele serviu três Alaafins consecutivos e ainda é bem ativo no palácio ate hoje.
Pa Morenikeji é um dos ajudantes mais influentes do Kabiyesi, de tal modo que cada visitante tem que conhece-lo antes de ver o rei. Dizem que esse homem solteiro nunca teve filhos. É surpreendente que nessa idade ele ainda está esperto e ágil. Ele não usa nenhuma bengala e suas pernas o sustentam fortemente. Ele não usa óculos e sua dentição ainda está boa para um homem desta idade.
A maioria prefere descreve-lo como uma criatura fora do comum, mas ele se considera uma pessoa normal. Ele é uma das maravilhas do palácio, não resta a menor dúvida.

Tartaruga no jardim

No amplo jardim do palácio ha uma tartaruga que já vive ali ha uns 140 anos. A Focus foi ate lá para ver a velha tartaruga que se alimenta de arroz, eba, amalá, frutas e água. Seu tamanho é gigante, e ela é forte suficiente para carregar dois adultos em suas costas. Esta em casa e a vontade, pacificamente. A tartaruga faz parte dessas imagens que fazem desse palácio histórico uma maravilha para contemplar. Seu nome é Ijapa Oba.

Tanque de peixes
Ha um antigo tanque de peixes onde o Alaafin coleciona dourados. O tanque é tão antigo quanto o palácio, e está em perfeito estado, no jardim.

fonte:
Focus Magazine
Algumas maravilhas do Palácio
Friday, August 22, 2003
London, UK
© 1999-2006 NIGERIAWORLD.COM
http://nigeriaworld.com/feature/partners/focus/082203-alaafin.html
minha tradução