Seguidores

quinta-feira, 8 de março de 2012

Trajes característicos da etnia Zulu - África


Indumentária africana


A roupa tradicional dos Zulus é feita com fibras de palha e algodão, além de peles de animais. As mulheres cobrem tradicionalmente suas cabeças, usando elegantes chapéus de palha, como sinal de respeito. O vestuário tradicional Zulu é muito colorido e quase sempre incorpora trabalhos de miçangas. Alguns possuem significados simbólicos dentro dessa cultura.


Nomes que designam alguns itens das vestimentas tradicionais


Isicholo, um grande chapéu de palha por mulheres, mulheres especialmente pelas adultas.
Isidwaba, uma saia de couro plissado, por vezes decorada por miçangas.
Uhbulahlu, cocares e colares de miçangas. 
Amabheshu, um avental “usado nas costas feitos com pele de animais usado por homens.


 Isiqoko - O chapéu Zulu


Faz parte da cultura Zulu que as mulheres cubram suas cabeças, para como símbolo de respeito. Os chapéus sinalizam quando uma mulher é casada.  São tecidos à mão com fibras de algodão ou corda de fibras vegetais tingidas com ocre e montados sobre uma estrutura de cestaria.


O povo


Ainda existem na África do Sul várias aldeias Zulus. A maior parte delas está localizada na região de KwaZulu-Natal. O povo Zulu é conhecido por ser muito ligado às tradições, pela riqueza de seu artesanato - repleto de cores e de miçangas - e pela sua história de luta e resistência. Os Zulus vivem em aldeias chamadas Umuzis. Essas aldeias são formadas por várias "casas" (imizi), sempre dispostas de forma circular em um terreno. Essas casas Zulus, que formam as Umuzis, são criadas de forma coletiva. Os homens são responsáveis por levantar a estrutura, com galhos secos e ripas. Depois de pronta essa primeira etapa, as mulheres fazem a cobertura, com folhas e sapé. Quando são meninos, os Zulus começam a ser preparados para guerrear e fortalecer sua coragem. Eles têm uma incrível habilidade de manipular lanças, para caçar, jogar e combater. Os homens Zulus podem casar com até quatro mulheres, mas como o dote que eles precisam pagar ao sogro costuma ser muito caro, poucos conseguem ter uma família tão grande. As mulheres Zulus trabalham muito e são totalmente subordinadas a seus pais ou maridos. Força e disposição é que não faltam! Elas são capazes de andar muitos quilômetros carregando, na cabeça, potes cheios de água. Normalmente, têm o corpo coberto com colares, pulseiras e saias feitos com miçangas. Elas também podem usar as capulanas (panos coloridos que servem para aquecer o corpo ou cobri-lo, como se fosse um grande vestido). 


Simbologia


O artesanato Zulu, exposto nas suas vestimentas ou apresentado nas suas ferramentas e utilitários domésticos, são cheios de símbolos. Cada cor usada tem um significado especial. O branco, por exemplo, representa a pureza; o preto, a raiva; o vermelho, amor; o amarelo, ciúme; o azul, lealdade; o rosa, pobreza. As combinações de cores também transmitem diferentes mensagens, assim como cada desenho elaborado com tintas ou miçangas.