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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dan - Vodun da riqueza


Tradição religiosa do povo Fon


Dan é bastante popular na Religião Fon. 
É representado por uma serpente que rasteja e se esconde na terra, mas que sobe ao céu na forma de arco-íris.
No aspecto celeste é chamado de Dan Ayidohwedo, um Ayi-vodun (do céu) pois é ele quem transporta Heviossô até as nuvens para semear as chuvas.
O culto de Dan é originário da província Mahi, no planalto ao noroeste de Abomé.
É considerada a divindade nacional dos Mahis.
Por esse motivo, no resto do país Fon, os iniciados de Dan são chamados Mahinu, e falam o dialeto Mahi dentro das casas de culto.
Quando os noviços completam a iniciação conservam apenas a metade da cabeça raspada sendo designados de Lali.
O vodun Dan pertence a uma família de 41 formas da divindade, entre aspectos masculinos e femininos.
Por ser ligado à fertilidade e à riqueza, Dan possui muitos adeptos e iniciados que buscam seus benefícios.
O nome Dangbê, frequentemente usado para referir-se a Dan, é a serpente píton.
Na foto acima vemos uma ferramenta chamada Dan Xèlè.
Esse é o símbolo de Dan, e costuma ser encontrado nos Assen de Gu, (altares móveis) em forma de coroa, sobre as imagens de ferro que representam o deus da guerra.


Aido-Hwedo, o apoio da Terra


Aido-Hwedo, a serpente, também é um vodun, mas não pertence á família dos deuses fon.
Dizem que ele não é filho da Grande Mawu, porque já vivia antes de qualquer filho de Mawu, antes de Sogbo.
Conta-se também que ele chegou na terra junto com o primeiro homem e a primeira mulher.
E quando Mawu fez o mundo, ele estava aqui para ajuda-la.
Aido-Hwedo carregava Mawu em sua boca por onde ia.
Não se sabe se o mundo já existia.
Sabe-se que a Terra foi criada antes, porque o mundo é uma cabaça, no qual a tampa é colocada por último.
Aonde quer que o Criador fosse Aido Hwedo ia junto.
É por isso que a Terra é do jeito que a encontramos.
Tem curvas, ventos, planaltos e planícies.
Pois esse é o movimento de Aido-Hwedo.
E é por isso que dentro das montanhas encontram-se riquezas.
Diz-se que os búzios são os excrementos de Aido-Hwedo
E aonde ele e Mawu descansavam nasceram as montanhas, pois também são consideradas os excrementos desse deus.
Quando a criação da Terra foi completada, Mawu percebeu que o planeta era muito pesado.
Havia muitas árvores, montanhas, elefantes, enfim, muito de tudo.
Era necessário apoiar a Terra sobre alguma coisa.
Aido Hwedo, enrolou-se formando um circulo com sua cauda, e mordendo a ponta para formar um anel, uma rodilha, para apoiar o planeta.
Como ele não gostava do calor, por ser uma cobra, Mawu formou as águas para que ele pudesse viver nelas.
Por isso ele vive no mar.
Mas não é ele quem comanda as marés.
É Agbè, o filho de Mawu quem comanda o mar, pois esse reino pertence aos que possuem sangue real.
Quando Aido Hwedo treme, há um terremoto.
É por isso que a Serpente é usada como apoio para suportar o peso da terra.


Fonte consultada: Pagina do Museu Histórico do Abomé na Web.