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quarta-feira, 11 de abril de 2012

Danças Ewes


Cultura tradicional dos povos Ewes

Os Eles possuem um conjunto de danças complexas, que variam de acordo com as regiões e outros fatores.

Adevu
Uma delas é o Adevu. (Ade - caça, Vu - dança).
É uma dança que celebra o caçador.
A intenção é a de apaziguar os espíritos dos animais para que não ofereçam perigo ao caçador.

Agbadza
O Agbadza é uma dança de guerra que atualmente é usada com fins recreativos e de paz.
Essas danças eram utilizadas como exercícios de treinamento militar, com sinais emitidos pelos tambores dando ordens aos guerreiros para marchar, para e mover-se em determinados sentidos.

Atsiagbekor
O Atsiagbekor é uma versão contemporânea da dança de guerra Atamga (Atama- juramento e Ga- grande) em referencia aos que prestavam juramentos antes de partir para a batalha.
Os movimentos dessa dança relembra a formação de pelotões usados tanto para demonstrar as táticas de guerra quanto para estimular e energizar os soldados.
Essa dança costuma se usada em apresentações culturais e como entretenimento em reuniões sociais.

Atsia
Atsia é dançada exclusivamente por mulheres e possui uma série de movimentos estilísticos ditados pelo percussionista.
Cada movimento possui um padrão rítmico individual que é sincronizado com o tambor principal.
Na linguagem ewe, Atsia significa estilo ou mostra.

Borborbor
Os Ewes das partes central e norte da região do Volta cultivam a dança Borborbor.
Essa dança conhecida originalmente como Akpese, originou-se na região de Kpando e foi criada pelo ex-policial Kojo Nuadro.
Esse estilo tem raízes na musica popular de gana e de outros países do oeste africano.
É usada frequentemente em funerais e outras ocasiões sociais.
É uma dança social que utiliza bastante espaço devido a sua expressão livre.
Geralmente os homens se agrupam e além de dançarem também cantam, as mulheres formam um circulo em volta deles.
Ha duas versões rítmicas, a que veio de Kpando e a de Hohoe, mais lenta.
A mais lenta é conhecida omo Akpese e a mais rápida como Borborbor.

Gabada
Tem sua origem na musica Juju e não é uma dança social.
Faz parte de um ritual de galanteio usado pelos homens para seduzir as mulheres.
Ela celebra a o bom resultado do Juju.

Agahu
Agahu designa tanto o nome da dança quanto as associações e clubes dos povos de Gana, Togo e Daomé.
Cada clube possui seu estilo próprio de percussão e dança, bem como um repertorio próprio de canções.
É uma dança popular na África ocidental criada pelos povos Egan de Ketonu espalhando-se por Gana.
Formam-se dois círculos os homens ficam sentados sobre uma perna com um dos joelhos para frente para que as mulheres sentem.
Elas dão voltas nesse circulo ate voltarem ao seu parceiro original.

Gota
Usa o tambor místico feito de cabaça do Benim.
Conhecido originalmente como o tambor dos mortos por ser tocado exclusivamente em funerais.
Atualmente é usado para entretenimento.
A parte mais estimulante dessa musica são as súbitas paradas (breques) sincronizadas entre os dançarinos e percussionistas.

Tro-u
É uma dança sacra onde estão presentes os sacerdotes, realizada para convidar os ancestrais durante as festividades do templo.
Ha ritmos mais ou menos acelerados determinados pelos sacerdotes para facilitar a comunicação com os espíritos.
O sino (adjá) também varia conforme a região.
Ao norte possui uma forma de barco e no sul são cones duplos.
Os três tambores possuem diapasões distintos.

Sowu
É um dos sete estilos diferentes de percussão pertencentes ao culto de Yewe, o deus do trovão dos povos Ewe de Gana, Togo e Benim.
É uma das formas de culto mais exclusivas e uma das formas mais desenvolvidas de musica sacra entre os Ewes.