Cultura tradicional dos povos Ewes
Os Eles possuem um conjunto de danças complexas, que variam
de acordo com as regiões e outros fatores.
Adevu
Uma delas é o Adevu. (Ade - caça, Vu - dança).
É uma dança que celebra o caçador.
A intenção é a de apaziguar os espíritos dos animais para
que não ofereçam perigo ao caçador.
Agbadza
O Agbadza é uma dança de guerra que atualmente é usada com
fins recreativos e de paz.
Essas danças eram utilizadas como exercícios de treinamento
militar, com sinais emitidos pelos tambores dando ordens aos guerreiros para
marchar, para e mover-se em determinados sentidos.
Atsiagbekor
O Atsiagbekor é uma versão contemporânea da dança de guerra
Atamga (Atama- juramento e Ga- grande) em referencia aos que prestavam
juramentos antes de partir para a batalha.
Os movimentos dessa dança relembra a formação de pelotões
usados tanto para demonstrar as táticas de guerra quanto para estimular e
energizar os soldados.
Essa dança costuma se usada em apresentações culturais e
como entretenimento em reuniões sociais.
Atsia
Atsia é dançada exclusivamente por mulheres e possui uma
série de movimentos estilísticos ditados pelo percussionista.
Cada movimento possui um padrão rítmico individual que é
sincronizado com o tambor principal.
Na linguagem ewe, Atsia significa estilo ou mostra.
Borborbor
Os Ewes das partes central e norte da região do Volta
cultivam a dança Borborbor.
Essa dança conhecida originalmente como Akpese, originou-se
na região de Kpando e foi criada pelo ex-policial Kojo Nuadro.
Esse estilo tem raízes na musica popular de gana e de outros
países do oeste africano.
É usada frequentemente em funerais e outras ocasiões
sociais.
É uma dança social que utiliza bastante espaço devido a sua
expressão livre.
Geralmente os homens se agrupam e além de dançarem também
cantam, as mulheres formam um circulo em volta deles.
Ha duas versões rítmicas, a que veio de Kpando e a de Hohoe,
mais lenta.
A mais lenta é conhecida omo Akpese e a mais rápida como
Borborbor.
Gabada
Tem sua origem na musica Juju e não é uma dança social.
Faz parte de um ritual de galanteio usado pelos homens para
seduzir as mulheres.
Ela celebra a o bom resultado do Juju.
Agahu
Agahu designa tanto o nome da dança quanto as associações e
clubes dos povos de Gana, Togo e Daomé.
Cada clube possui seu estilo próprio de percussão e dança,
bem como um repertorio próprio de canções.
É uma dança popular na África ocidental criada pelos povos
Egan de Ketonu espalhando-se por Gana.
Formam-se dois círculos os homens ficam sentados sobre uma
perna com um dos joelhos para frente para que as mulheres sentem.
Elas dão voltas nesse circulo ate voltarem ao seu parceiro
original.
Gota
Usa o tambor místico feito de cabaça do Benim.
Conhecido originalmente como o tambor dos mortos por ser
tocado exclusivamente em funerais.
Atualmente é usado para entretenimento.
A parte mais estimulante dessa musica são as súbitas paradas
(breques) sincronizadas entre os dançarinos e percussionistas.
Tro-u
É uma dança sacra onde estão presentes os sacerdotes,
realizada para convidar os ancestrais durante as festividades do templo.
Ha ritmos mais ou menos acelerados determinados pelos
sacerdotes para facilitar a comunicação com os espíritos.
O sino (adjá) também varia conforme a região.
Ao norte possui uma forma de barco e no sul são cones
duplos.
Os três tambores possuem diapasões distintos.
Sowu
É um dos sete estilos diferentes de percussão pertencentes ao
culto de Yewe, o deus do trovão dos povos Ewe de Gana, Togo e Benim.
É uma das formas de culto mais exclusivas e uma das formas
mais desenvolvidas de musica sacra entre os Ewes.