Basicamente, o conjunto de Inquices presente nos Terreiros
Angola-Congo, formam a grande maioria dos mitos incorporados às práticas dos
Candomblés de Caboclo. Juntamente, Os Orixás Iorubanos e santos católicos são situados
nessa realidade. As variações e interpretações locais ou regionais determinam
um dinamismo constante das divindades dos Terreiros de caboclo.
Segue-se um quadro comparativo, onde as mitologias iorubana,
angolana e os santos católicos são colocados ao nível de paralelismo.
Orixás Iorubanos
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Inquices
Angola/Congo
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Caboclo
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Santos Católicos
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Olorum ou Olodumaré
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Zâmbi ou Zaniapombo
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Zambi ou Zaniapombo
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Deus
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Oxalufan Oxaguian
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Lembá
Senhor Lembá Lembarenganga
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Caboclo Malembá Caboclo Lembá
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Nosso Senhor do Bomfim
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Ogum
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Sumbo Mucumbe
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Sumbo Mucumbe
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Sto. Antônio ou São Jorge
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Oxosse
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Mutalambô
Tauamim
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Sultão das Matas, Caboclo das matas
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São Jorge ou São Sebastião
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Omolu
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Burungunça
Cuquetê
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Burungunça
Cuquetê
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São Lázaro ou São Roque
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Xangô
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Cambaranguange Zaze
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Cambaranguange Zaze
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São Jerônimo ou São Pedro
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Iansã
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Bamburucena Matamba
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Bamburucena Matamba
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Santa Bárbara
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Oxum
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Quicimbe
Caiala
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Quicimbe
Caiala
Dandalunda
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N. Sra. Da Conceição N. Sra.
Da Glória
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Iemanjá
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Dandalunda
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Janaina
Dona do Mar
Sereia do Mar
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N. Sra. Da Conceição, N. Sra. Da Glória
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Oxumarê
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Angorô
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Angorô - caboclo que lida com as cobras
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São Bartolomeu
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Ossãe
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Catendê
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Dona do Mato Caipora
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São Benedito
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Iroko
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Tempo
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Tempo
Encantado do Juremeiro
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Bom Jesus
São Francisco de Assis
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Nana
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Querê-Querê
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Borocô
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N. Sra Sant´Ana
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por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura,
Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de
Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).
Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um
antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos
na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas
resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas
Afro-Brasileiras.