Atabaques
o conjunto formado pelo trio de atabaques,
comuns nos Candomblés, possuindo encouramento de pele de boi, bordas, aros de
ferro e cunhas de madeira, segunda os modelos santos. Esses atabaques são os
mais comuns, sendo observados na maioria dos Terreiros afro-brasileiros. Os
tamanhos e os nomes de Rum, Rumpi e Lé permanecem.
A percussão dos atabaques para o Samba de Caboclo é feita
com as mãos, sem o uso dos agudavis. Os ritmos dos rituais Angola Congo são
básicos para as danças dos Sambas de Caboclo. Barravento, Cabula e Congo são
alguns dos polirritmos utilizados pelos instrumentistas que adequam essas
fórmulas aos tipos de melodias.
Geralmente, os atabaques são pintados nas cores dos Orixás
ou são vestidos com Ojás de pano que possuem as cores simbólicas das divindades
homenageadas. Nas práticas de Caboclo, o verde-amarelo são as cores
representativas e predominantes. Inclusive, vários Terreiros possuem conjuntos
distintos de atabaques; aqueles que são exclusivamente utilizados para os
Orixás e aqueles que pertencem aos Toques de Caboclo.
Todo o rigor é observado na manutenção dos preceitos
voltados à fixação dos elementos mágicos relativos aos atabaques dos Caboclos.
Rituais de alimentação, pembas e outros elementos rituais são colocados nos
atabaques, objetivando uma boa atuação chamando os Encantados para dançar e
entrar em contato com os seus adeptos. Os atabaques são respeitados como
importante elo que liga os Encantados aos crentes, por isso as danças sempre
são voltadas pra esses instrumentos.
por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura,
Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de
Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).
Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um
antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos
na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas
resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas
Afro-Brasileiras.