Tradição religiosa do povo Fon
O culto do vodun Fa é originário de Ile Ifè, e chegou ao
Daomé pelas mãos dos sacerdotes vindos do território ioruba no século XVII.
Porém ha duvidas quanto a sua instalação no reino de Abomé.
Poderia ter sido durante o reinado de Agadjá (1708-1732),
através do babalawo Adéléèyé, de Ile Ifè, ou pela princesa Nà Hwanjele, mãe do
rei Tegbessu (1732-1775), que era do origem ioruba.
Ifá
Ifá é um sistema de adivinhação que se originou entre os
iorubas, na Nigéria.
Este oráculo é designado como Fa entre os Fons e Afa entre
os Ewe.
Os sacerdotes de Fá são chamados de bokonon na língua Fon o
que corresponde aos babalaôs dos iorubas.
Bokono ou Bokonon
Bokonon é a denominação Fon para babalaô, o sacerdote
iniciado para o culto do vodun Fa.
Bokonon significa possuidor de amuletos.
Na corte de Abomé era um dos principais dignitários do
reino.
Suas opiniões e vereditos eram vitais para as decisões
políticas.
Todo rei também deveria ser iniciado no culto de Fa, ainda
que não exercesse a função de bokonon.
Era o bokonon quem o iniciava.
Por questões de protocolo o sacerdote que iniciava o rei não
poderia deparar-se com ele apos a sua entronização, o que obrigaria o monarca a
curvar-se diante dele.
Assim, os reis e os príncipes herdeiros jamais eram
iniciados em Fa pelo bokonon oficial da corte, cuja presença constante era
indispensável para avaliar as decisões.
O bokonon da corte de Abomé era um dos dignitários do rei
reconhecido na categoria de príncipe.
Ele estava entre os poucos autorizados a vestir-se em
público e a permanecer com a cabeça coberta diante do rei e da rainha-mãe.
Curiosidade
No Candomblé e na Santeria a o termo bokonon aparece em uma
cantiga entoada durante os ritos de purificação:
Sara nyenye bokonon, Sara nyenye bokonon, significando em
mina (guen): "Limpe-me completamente, bokonon..."
O Alingleé um sino utilizado pelo bokonon, percutido por uma
vareta na sua parte interna.