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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Legba, o ardiloso divino


Tradição religiosa do povo Fon

Legba é o sétimo filho de Mawu, a divindade da criação, uma das principais figuras do panteão Fon.
É o linguista, o ardiloso divino.
Guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas, o vodun Legbá dos Ewe-Fons (Benin/Togo), serve também de intermediário entre os homens e os deuses.
Por essa razão é que nada se faz sem ele e sem que primeiramente lhe sejam feitas oferendas, para neutralizar suas tendências a provocar mal entendidos entre os seres humanos e suas relações com os deuses entre si.
A ele são oferecidos bodes e galos, de preferencia pretos, e pratos cozidos em azeite-de-dendê.
Com personalidade ambivalente, Legbá possui seu lado bom e, se tratado com consideração, reage favoravelmente mostrando-se serviçal e prestativo.
Seu caráter é irascível, é astucioso, grosseiro, vaidoso e erótico.
A tal ponto que os missionários cristãos, assustados com essas características, compararam-no com o diabo.
Legba possui um aspecto eminentemente fálico, e seus iniciados, os Legbasi, transportam os fetiches de Legba compostos de uma complexa parafernália onde predominam cabaças e pequenas esculturas fálicas, para onde quer que for.
Vestem uma saieta de ráfia tingida de roxo e carregam um falo esculpido madeira (ogo), que nas festas públicas gostam de esfregar no nariz dos turistas.
Legba pode ser encontrado em todos os templos, pois é ele quem abre o caminho para os demais voduns poderem atuar.

O Agbo Legba, guardião dos templos, das aldeias e casas particulares, representado na forma de um montículo de barro de onde sai um enorme falo ereto, é uma entidade eminentemente coletiva.
O Assi-Legba ou Legbayonu é cultuado para proteger as mulheres e as crianças da comunidade.
Segundo os Fons a mulher de Legba, é Awovi, cujo nome significa filha do engano e simboliza os acidentes.
É caracterizado por uma estatueta de barro de aspecto feminino, sem cabeça e com os olhos no lugar dos seios e boca na altura da vagina, normalmente maior do que a representação de Legba.
Minona, a forma divinizada dos poderes mágicos atribuído às mulheres e Ayizan também são consideradas ora esposas, ora mães de Legba.
O vodum Legbá é representado por um montículo de terra , em forma de homem acocorado, com um enorme falo de madeira
O Legba dos fon não pode ser plenamente relacionado com o Exu dos iorubás.
Para estes , exu pode ser mais vil, um ser malevolente, que delicia-se com as contradições e num plano mais contido com sexo.