Seguidores

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Família do Lençol


Tambor de Mina - Culto Jêje (Ewe Fon)


Família do Lençol. O nome é uma referência à Praia do Lençol, onde se acredita teria vindo parar o navio do Rei Dom Sebastião, desaparecido na Batalha de Alcácer-Quibir. É uma família de reis e fidalgos, denominados encantados gentis. Dona Jarina é a princesa encantada do Lençol que dá nome ao terreiro de mina de São Paulo, a Casa das Minas de Tóia Jarina. Seus principais componentes são:

a) os reis e rainhas: Dom Sebastião, Dom Luís, Dom Manoel, Dom José Floriano, Dom João Rei das Minas, Dom João Soeira, Dom Henrique, Dom Carlos, Rainha Bárbara Soeira.

b) os príncipes e princesas: Príncipe Orias, João Príncipe de Oliveira, José Príncipe de Oliveira, Príncipe Alterado, Príncipe Gelim, Tói Zezinho de Maramadã, Boço Lauro das Mercês, Tóia Jarina, Princesa Flora, Princesa Luzia, Princesa Rosinha, Menina do Caidô, Moça Fina de Otá, Princesa Oruana, Princesa Clara, Dona Maria Antônia, Princesa Linda do Mar, Princesa Barra do Dia.

c) os nobres: Duque Marquês de Pombal, Ricardinho Rei do Mar, Barão de Guaré, Barão de Anapoli. As cores da família são azul e branco para os encantados femininos e vermelho para os encantados masculinos.

A nau de Dom Sebastião
Conta a lenda, que o rei D. Sebastião, vencido pelos mouros em Alcácer Quibir, foi encontrado na Praia dos Lençóis.
Nas noites de 04 de agosto, data que coincide com a batalha, aparece a nau de D. Sebastião que quer aportar em Lençóis. O rei salta em seu cavalo com arreios de ouro e prata, em uniforme de gala, espada e condecorações.
Nas noites de São João, o fantasma do rei retorna à praia, sob a forma de um touro negro com penacho luminoso. Sai pela praia em desabalada carreira emitindo tremendos mugidos.
De acordo com a tradição, este encantamento permanecerá até o dia em que alguém testemunhar tal aparecimento e faça na testa do touro uma incisão, da qual jorre sangue.
Só então D. Sebastião será desencantado e emergirá glorioso das profundezas do mar, com toda a pompa de sua corte.
E o maremoto ocasionado por tal acontecimento, fará submergir a Ilha de São Luís do Maranhão.