Vodu haitiano
De acordo com os voduistas todas as pessoas tem Lwa,
espirito.
Porém o mais significativo para um indivíduo é aquele que o
acompanha e que rege sua cabeça.
Tal como o Anjo da Guarda para os cristãos é um ser sagrado
e digno de culto.
O Lwa Met Tet (do francês Maitre Tête - Senhor da Cabeça) é
a versão haitiana do Anjo da Guarda.
Sua identidade pode provir de uma das famílias vodus, Rada
lwa, Petro lwa e Ghede Lwa.
Ha aqueles que possuem o seu Djab (diabo) pessoal.
No candomblé conhecemos esses guardiões como Orixás de
Cabeça.
Met Tet é frequentemente o primeiro Loa (espírito) a possuir
um indivíduo, ou aquele que costuma toma-lo mais vezes.
Entretanto não é o único espirito a cavalgar um iniciado.
Diferentemente de outras tradições, no vodu não ha tantos
limites para a possessão.
Normalmente cada individuo possui vários Loas que vão junto
consigo, e que são importantes para essa pessoa durante a vida.
Mas também podem não manifestar-se nele.
Não é fácil identificar o Met Tet.
Na maioria das vezes as pessoas têm características
parecidas com as dele e opera na mesma frequência.
São "vibrações" que se assemelham.
A sua identidade não costuma ser revelada por medo de que
alguém possa fazer-lhe mal.
Por isso é considerado ofensivo perguntar a alguém quem é o
dono de sua cabeça.
Os rituais para Met Tet proporcionam uma série de benefícios
ao indivíduo.
As Obrigações para os Orixás são conhecidas como Service para
os haitianos.
Elas trarão forças, poderes mágicos e desobstruir os obstáculos
para seus praticantes.
E são os Houngans e Mambos (pais e mães de santo) aqueles
que dispõem de conhecimentos e poderes para cuidar dos anjos da guarda para o
bom sucesso de seus filhos.