Seguidores

domingo, 6 de maio de 2012

Agemo - O jogo de personalidades

Ritual Ioruba - interpretes, espetáculo, desempenho


O conflito endêmico (constante) na performance Agemo está expresso no ato de praguejar. Além disso também emerge em ocasiões públicas pelo jogo de empurra, quando os ânimos esquentam e explodem. Sempre que os sacerdotes Agemo se reúnem, tentam fazer, de certa maneira, pequenas desfeitas entre si.
Desde 1892, quando os britânicos ocuparam o país e proibiram sacrifícios humanos, desencadeou-se uma série de conflitos pela posse das vacas que tomaram lugar nessas oferendas Atualmente considera-se de mau gosto perguntar a um sacerdote Agemo, qual parte da vaca sacrificada ele recebe. De acordo com uma versão da tradição oral, a quantidade de sacrifícios humanos chegou a tal ponto que o Awujale (chefe) foi forçado a dispersar os sacerdotes da periferia de seu território, para evitar repercussões.
Ha outra historia sobre um sacerdote, o Orimolusi de Ijebu-Igbo, que foi expulso permanentemente da sociedade por ter perdido seu carrego de artefatos sagrados em uma inundação durante sua peregrinação. Conta-se uma historia semelhante a respeito de Adie, (ver foto acima), um dos sacerdotes travestidos, que também perdeu seu carrego em uma enchente, não sendo mais aceito como performer nas cerimônias de máscaras, o que ele nega.
Na peregrinação que acontece em meados de Agosto, durante a festividade de Ajagaloru Agemo em Oru ha 24 quilômetros ao norte de Ijebu-Ode, uma disputa dentro de uma determinada facção levou alguns dos participantes a retirar-se da apresentação, deixando de exibir a sua performance de esteiras dançantes (Eleni). 

Veja o vídeo

Ao partirem em retirada levando seus carregos para o santuário, foram incomodados pelo motorista de um carro novo com uma mulher sentada no banco de trás, que tentava ultrapassar os fie em procissão. O grupo deteve o automóvel e quebrou o quebra-vento. Na Nigéria, onde as peças de automóvel são difíceis de serem obtidas e portanto muito caras, devido à situação econômica dos país, agravou o incidente levando a considerá-lo como uma retaliação grave. A mulher procurou imediatamente o rei da comunidade para registrar sua queixa. O rei retrucou para os donos do carro que não havia como ajudá-los pois uma mulher não pode sair pela rua na ocasião dessa festividade. Por ali estar ela sujeitou-se a uma provocação, causando esse problema. O rei disse-lhe que poderia levar essa questão para a justiça, apesar de não acreditar que ela tivesse chances de ser ressarcida.
Na sequencia desse capítulo, a autora dá vários exemplos de histórias como essas.
As performances Agemo diferem dos conflitos entre grupos formalmente definidos social e politicamente. Não são meras encenações, batalhas de palco, ou expressões de hostilidade controlada. Trata-se de jogos de poder entre o sacerdotes e os demais, que geram verdadeiros conflitos e hostilidades entre autoridades individuais que se opõe entre si em vários aspectos. Além disso, os conflitos não se limitam apenas às questões rituais, eles se estendem à vida cotidiana dos sacerdotes.
As performances Agemo refletem as tensões entre as personalidades dos indivíduos expressando os conflitos dentro da coletividade. Como grupo politico e religioso, Agemo é privativo e tende a forçar divisões de poder e distinções classificatórias dentre os grupos moderados, enfatizando as facções e conflitos de interesses separatistas. As peregrinações e reclusões nos bosques sagrados dos sacerdotes Agemo constroem uma comunidade normativa em apenas um nível. Existe certa solidariedade entre os sacerdotes em relação aos de fora que está expressa nos segredos que eles guardam a respeito do que viram nos bosques sagrados, principalmente na primeira noite quando acontecem as danças Posa, e no seu isolamento das mulheres. Tudo isso porém acaba sendo minado devido aos conflitos de personalidades fortes que está presente no amago do caráter Agemo.
Os sacerdotes agemo possuem um centro administrativo fora do santuário, que fica nas proximidades de Isasa e Ijebu-Ode. No passado esse centro era chefiado pelo Awujale (chefe) juntando todas as áreas dispersas numa confederação. A razão histórica para essa confederação parece ter sido o controle do comercio através do território. O título "Dono-do-Mercado,” Olojá, usado pelos sacerdotes, denota o vínculo com o comercio. Antes de saírem em peregrinação para Imosan, cada sacerdote oferece um sacrifício em seu próprio mercado. De fato o povo de Ijebu é considerado tradicionalmente um povo comerciante.
Há também um traço de sacralização dos mercados. A mãe ancestral do sacerdote Nopa está enterrada em seu mercado em Odonopa. Hoje ha uma lápide que indica esse local. Os locais mais convencionais para enterrar os patriarcas falecidos estão, todavia sob o piso das casas. As mulheres não apenas controlam os mercados mas a sua linhagem determina a hereditariedade dos sacerdotes Agemo.
Nos idos de 1508, os explorador português Duarte Pacheco escreveu sobre uma grande cidade chamada "Geebu”... O comercio aqui é o de escravos que podem ser trocados por braceletes (manillas) doze ou treze para cada escravo e alguns dentes de elefante." . Os Ijebu , instalados na costa eram os intermediários durante os séculos dezoito e dezenove entre o império de Oyó e o comercio exterior coletando tarifas de quem passasse pelos seus territórios. E conforme a observação de Ogunba, as cidades aonde residiam os sacerdotes Agemo estão bem próximas das muralhas de terra que circundavam o reino de Ijebu, que Pacheco havia se referido nos inicio do século dezesseis.


Yoruba Ritual

Este livro de Margaret Drewal é um mergulho para dentro â da liberdade do ritual ioruba, o poder de improvisação de seus intérpretes, e o desejo de seus participantes em alternar as possibilidades de entretenimento. Suas implicações são diretas na diáspora americana, devido à presença desses artifícios, que constituíram a chave para a sua adaptação em novos ambientes, base fundamental para aquilo que Stuart Hall chamou de â estética da diáspora.
A estrutura política dos iorubas foi historicamente baseada em governos representativos abertos, nos quais faziam parte conflitos e competições entre reis, descendentes. mas também entre chefes facções em disputas com os sacros monarcas. As funções politicas dos rituais iorubas excluem frequentemente certas categorias de pessoas, e incluem jogos de poder entre seus participantes ou entre eles e outros grupos.

African Diaspora Program
De Paul University

Margaret Thompson Drewal

Margaret Thompson Drewal é uma teórica das artes performáticas, historiadora de dança, e etnógrafa. Ela estudou os rituais iorubas da África ocidental e afro-brasileiros. Além de danças populares norte-americanas e entretenimentos da virada do século XIX, incluindo espetáculos apresentados nas primeiras Exposições Internacionais. Drewal possui especial interesse na poética e política do discurso performático. Ela também teve experiência profissional como bailarina e coreógrafa.