Seguidores

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Arquitetura no Sudão Nilótico

África Negra Pré Colonial 
Tecnologia

A arquitetura assume importância primordial no que se refere à tecnologia na África pré-colonial. Isso pode ser verificado nas construções que permaneceram desses tempos em todo o continente africano.

Arquitetura no Sudão Nilótico

De acordo com os documentos presentemente disponíveis, o Sudão foi uma das primeiras civilizações na África Negra: foi à Etiópia da antiguidade. A atual Etiópia era meramente uma província oriental que fazia parte desse reino, até o período Ptolomaico no Egito.
A descoberta da antiga capital de Meroë por Cailliaud, seguindo as informações dadas por Heródoto e Diodorus Siculus, tornou possível desenterrar as fundações de várias estruturas antigas. Mais tarde Lepsius descobriu ali as fundações de um observatório astronômico: nas paredes desse edifício encontrou cenas de pessoas operando um instrumento que poderia ser apropriadamente chamado de astrolábio. Havia também uma série de equações numéricas relacionadas a acontecimentos astronômicos que ocorreram dois séculos antes de Cristo.
Oitenta e quatro pirâmides ainda se encontram em volta da capital, e como aquelas do Egito também eram sepulcros reais, bem como alguns templos, tal como o de Semna.

O livro e o autor - Veja o link abaixo: