Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Conferência de Berlim


A Partilha da África

Na segunda metade do século dezenove, após um contato superior a quatro séculos, as potências europeias finalmente reivindicaram a África por inteiro. Partes do continente já haviam sido “exploradas”, porém desde então os representantes dos governos europeus vieram para criar e expandir as esferas de influência para os seus patrões. A competição foi intensa. O tempo era de negociação, e no final de 1884, realizou-se uma conferência para estabelecer a negociação dos interesses. Essa conferência lançou as bases para o mapa político-geográfico que conhecemos na atualidade.
Em Novembro de 1884, o chanceler imperial e “arquiteto” do Império Germânico, Otto Von Bismarck, organizou uma conferência de 14 Estados (que incluía os Estados Unidos) para estabelecer a partilha política da África. Bismarck pretendia além da expansão da esfera de influência de seu país, manipula seus rivais para confrontarem-se numa disputa que ia de encontro com os interesses germânicos. Dessas quatorze nações, França, Alemanha, Grã Bretanha e Portugal eram os principais adversários nesse encontro, países que controlavam maior parte da África colonial naquele momento.
A Conferência de Berlim representou o desmanche da África em muitas maneiras. As potências coloniais impuseram seus domínios no continente africano. Na ocasião que a África reconquistou sua independência ao final dos anos 1950, ela já havia adquirido um legado de fragmentação política que não podia ser nem eliminada nem conduzida satisfatoriamente. Portanto, o mapa político-geográfico africano é a consequência desses três meses durante os quais a Europa se rendeu a esse desejo insaciável pela posse permanente do mercado e exploração de minérios.
Os franceses dominaram a maioria da África Ocidental e os ingleses o leste e o sul da África. Os belgas adquiriram o vasto território que veio a ser o Congo. Os alemães detiveram quatro colônias, uma em cada parte do território. Os portugueses dominaram uma pequena colônia na África ocidental e duas grandes ao sul do continente.
Após a consolidação da colonização europeia, a única mudança foi nas quatro colônias pertencentes à Alemanha, que ficaram sob a tutela da Liga das Nações, devido à primeira guerra mundial, estabelecendo o critério de mandato para os colonizadores administrarem seus territórios.

Fonte consultada: Wikipedia
Minha tradução
Veja também a página