Seguidores

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A formação dos Impérios

África Negra Pré Colonial


Império Mossi 
Foi uma monarquia constitucional que existiu por volta do século onze. O Moro Naba, ou imperador, era nomeado pelos laços de sangue, mas sua nomeação não era automática. Escolhido por um colégio "eleitoral" de quatro dignitários, presidido pelo primeiro ministro, o Togo Naba, de quem recebia o poder, tal como na Etiópia. Esse ministro, todavia não era nobre, Nakomse, e vinha de uma família comum para representar o povo, os homens livres, todos aqueles que constituíam a nação Mossi.
O imperador era assistido por três ajudantes além do primeiro ministro:
O Rassam Naba, o Balum Naba e o Kidiranga Naba. Cada um deles governava uma região além de suas funções de maior ou menor especialização. O Togo Naba ficava encarregado de quatro distritos reais: Tziga, Sissamba, Somniaga e Bissigaï. Os Togo Naba vinham de três famílias do povo residindo respectivamente em Toïsi, Kierga e Nodé.
Após o primeiro ministro, em ordem de importância, estavam o Rassam Naba e o Bingo Naba, respectivamente chefe dos escravos e da coroa. Ele também era o guardião do tesouro e o carrasco mór, para a execução de criminosos. Era o chefe dos ferreiros e os governava em revezamento como o Saba Naba. Governava o cantão de Kindighi. Por isso, apesar de ser escravo, governava homens livres, e detinha poder sobre os cidadãos maduros. Iremos encontrar as mesmas práticas entre os Wolof de Cayor Baol e os Serer de Sine Salum no Senegal.

O Império de Cayor 
No auge do poder, por volta do terceiro ao décimo século, Gana governava a África tropical. Cayor era uma antiga província que, no século dezesseis, tempo em que Tarik es Sudan estava escrevendo, tornou-se emancipada, formando um reino autônomo e independente como o de Djolof tendo como chefe um Damel.
O conselho governamental que escolhia o rei era composto da seguinte maneira:

Lamane Diamatil, Botal ub Ndiob, Badié Gateigne- representantes dos homens livres, com ou sem castas, gor, ger, ou ñeño.
Eliman de MBalle, Sérigne do povoado de Kab - representantes do clero muçulmano.
Diawerigne MBul Gallo, Diaraf Bunt Ker - representantes dos Tieddos (aristocratas) e prisioneiros da coroa.

Os Impérios de Gana e Mali 
Em Gana, a velha tradição era rigorosamente seguida, e a sucessão era matrilinear. Apenas ao imperador e sua irmã, a aparente herdeira, era permitido o uso de roupas cortadas e costuradas. O costume de sucessão por direito matrilinear era aceito sem justificativas. Embora o direito parecesse convincente, sua explicação era frequentemente ouvida na África negra, cuja vida econômica pospunha as condições clânicas que davam origem ao matriarcado.

O Império de Songhai 
Songhai, império que floresceu na ultima fase do período de islamização da África, por volta do século dezesseis, já não estava tão preso às tradições politicas. Seus costumes lembravam aqueles dos califados de Bagdá e das cortes da Arábia oriental. As mesmas infindáveis intrigas rodeavam o trono. Este império parece ter reconhecido o direito à primogenitura. Mas isso era puramente teórico, pois se o filho mais velho não se mostrasse energético ou levasse desvantagens nas situações, perderia automaticamente o direito ao trono, deixando o poder para algum outro filho do rei (rei=Askia). Ou ainda para alguém que obtivesse o apoio de um alto funcionário.

O livro e o autor - Veja no link abaixo: