Seguidores

terça-feira, 8 de maio de 2012

Frota

África Negra Pré Colonial 
Organização Militar

Ao mencionarmos anteriormente o numero de homens nos exércitos de Gana e Songhai, mostramos apenas o tamanho das forças imperiais. Faz-se necessário analisar a estrutura desses exércitos, seus componentes, armas, estratégias, e ainda suas táticas.

Frota

Existiu indubitavelmente no Níger, uma frota de pequenas embarcações equipada de boias estabilizadoras e, portanto difíceis de afundar, tais como as que existem atualmente no lago Tchad, lago Victoria, e outros grandes lagos da África Central. Em caso de guerra, essa frota era usada para propósitos militares; o chefe do porto de Timbuktu ou de algum outro lugar aonde acontecia a batalha, comandavam a expedição. No tempo da guerra contra o Marrocos, ele escondia os barcos para que os soldados marroquinos não pudessem cruzar o rio.
Mahmud (o comandante do exercito marroquino) decidiu então marchar contra o Askia Ishâq. Começou primeiramente a conseguir barcos, visto que o chefe do porto, Mondzo-El-Fa-uld-Zerka, havia recolhido todos desde sua fuga de Binka, quando o Askia Ishâq ordenou a evacuação da cidade de Timbuktu.
Esses foram os destacamentos diferentes que compunham o exercito de Songhai. Eles não possuíam uma arma essencial, a de fogo. E não tiveram como adquiri-las pois aqueles que poderiam vender , fossem intermediários ou fabricantes, eram os mesmos que se aproveitaram de sua fraqueza para conquistar a África Negra. As primeiras armas de fogo vendidas aos africanos explodiam em suas mãos.

O livro e o autor - Veja no link abaixo: