Seguidores

terça-feira, 8 de maio de 2012

Guarda Real

África Negra Pré Colonial
Organização Militar

Ao mencionarmos anteriormente o numero de homens nos exércitos de Gana e Songhai, mostramos apenas o tamanho das forças imperiais. Faz-se necessário analisar a estrutura desses exércitos, seus componentes, armas, estratégias, e ainda suas táticas.

Guarda Real

O rei ficava rodeado por um grande corpo de guardas no qual os filhos dos príncipes vassalos serviam lado a lado com outros membros da nobreza.
Neste exercito, em que prevalecia uma mentalidade senhorial e aristocrática, o papel do griot, contador de histórias, assumia seu pleno significado sociológico. Através de seus cantares, que eram relatos vivos da história geral do país e de suas famílias às quais ele se dirigia, ele ajudava e estimulava os indecisos e temerosos a agirem bravamente como heróis, e a operarem milagres. Sua contribuição para a vitória era muito importante: pois sua bravura e temeridade estavam fora de questão, visto que ele se expunha aos perigos juntamente com os heróis a quem ele celebrava. Mesmo durante o calor da batalha estimulava os guerreiros com suas exortações. Os griots não eram seres supérfluos, sua utilidade era óbvia, possuíam uma função social "Homérica" para preencher. Por conseguinte a divisão de trabalho valia em todos os níveis da sociedade. Com a conquista europeia, a função do griot foi sendo ofuscada, porém é impossível negar a sua importância na mentalidade dos exércitos da África pré-colonial. De certa maneira ele detinha o destino dos príncipes em suas mãos.

O livro e o autor - Veja o link abaixo: