Seguidores

sábado, 12 de maio de 2012

Migrações e formação dos atuais povos africanos

África Negra Pré Colonial

Só podemos atribuir com certeza que, na África Ocidental, os vestígios neolíticos pertenceram a negros de alta estatura.
Os da era paleolítica não tem, de modo geral, uma datação exata. Alguns são encontrados em Pita, na alta Guiné. O relato de Heródoto sobre a expedição dos Nasamonios, que deixaram a Cirenaica, e os de Hanno e Satapses, leva a comprovar que os negros de estatura alta ainda não habitavam o oeste africano no período que precede o décimo quinto século antes de Cristo. Apesar mesmo das menções enigmáticas feitas por Hanno por “Intérpretes Lixistas”.
Todo o continente era habitado por pigmeus, com exceção de alguns lugares como a bacia do Nilo. É por isso que os arqueólogos consideram os pigmeus como responsáveis por todos os vestígios encontrados na África Ocidental durante o período paleolítico. Principalmente quando esses vestígios encontram-se à tona do solo. Consequentemente, é importante frisarmos a importância da arqueologia na África ocidental. Devido à maioria dos povos ter migrado em tempos relativamente recentes, fica difícil detectar qualquer estratificação das civilizações em um determinado local. É compreensível ouvir-se lendas segundo as quais os negros vieram do leste, atravessando a “Grande Água", sem que essa possa ser identificada como Oceano Índico. Entretanto, duas razões, contradizem isso: quando as populações sul africanas são questionadas, elas afirmam terem vindo do norte; aquelas do Golfo do Benim dizem que vieram do nordeste. Na antiguidade, os etíopes consideram-se autóctones, aqueles que brotaram da terra. Os egípcios afirmavam ter vindo do sul, da Nubia (Sudão, Khartum, locais de seus ancestrais: o país de Punt). A Núbia foi a antiga Etiópia.
Mesmo se a humanidade não fosse originaria da África, mesmo se os negros de alta estatura tivessem vindo de outro lugar, conforme a tese Lemurica, ter vindo do Oceano Índico, isso só poderia ter se dado centenas de milhares de anos antes. Mas como se observou, no quinto século antes de Cristo, uma data bem recente na história humana, os negros de estatura alta não tinham se espalhado em direção ao oeste, apenas sabe-se com certeza que existiram no continente. A ideia de um centro de dispersão localizado nos arredores do vale do Nilo é digna de consideração. É totalmente provável que, após a seca do Saara (7000 AC), a humanidade negra vivera em pequenos grupos na bacia do Nilo, antes de espalhar-se em fluxos sucessivos para o interior do continente.

O livro e o autor - Veja o link abaixo: