Seguidores

sábado, 12 de maio de 2012

Origem do povo Ioruba

África Negra Pré Colonial

De acordo com J. Olumide Lucas, os iorubas viveram no antigo Egito durante a antiguidade, antes de migrarem para a costa atlântica. Para demonstrar sua tese ele usou as similaridades ou identidades das línguas, as crenças religiosas, costumes, nomes de pessoas e de locais, e de coisas em geral.
Conforme o seu pensamento, existem provas abundantes para provar a conexão entre os antigos egípcios e os iorubas. A maioria dos principais deuses egípcios era bem conhecida pelos iorubas desse tempo. Entre eles estão, Osiris, Isis, Horus, Shu, Sut, Thot, Khepera, Amon, Anu, Khonsu, Khopri, Hathor, Sokaris, Ra, Seb, as quatro divindades elementais, e outros. Grande parte deles sobrevive tanto em atributos quanto em nomes. Ou em ambos.
I-Ra-Wo significa em ioruba, a estrela que acompanha o sol. Khonsu veio a ser Osu (a Lua). As variações linguísticas são explicadas pelo autor com base na fonética da língua ioruba. Ele ressalta que as noções ontológicas dos antigos egípcios, tais como Ka, Akhu, Ku, Saku, e Ba, podem ser encontradas na língua ioruba. Ele também aponta para a existência da escrita hieroglífica (literalmente significando escrever as palavras de Deus na língua egípcia), e expõe todas essas ideias ao longo de quatrocentas páginas.
Pode-se ressaltar também, que o "papa" dos iorubas, o Oni, possui o mesmo título de Osíris, o deus Egípcio, Kuso. (Kosso). Esse nome vem de uma colina chamada Kuse, perto de Ilê-Ifé, além de outra com o mesmo nome na Nubia, perto da antiga Meroë, para oeste do Nilo, no coração do país dos Kush. O nome Kuso também se repete na Abissínia.

O livro e o autor - Veja o link abaixo: