Seguidores

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Império de Songhai

África Negra Pré Colonial 
A força e a extensão dos impérios


O império de Sonhai estendia-se do leste do rio Níger até o Atlântico e dos "limites da terra de Bindoko até Teghezza e suas províncias" sob o comando do Askia (rei) Mohamed. A força de seu exercito ergueu-se prontamente para lutar contra Djuder, que era composto de uma cavalaria com 12.500 guerreiros e uma infantaria de 30.000 soldados.
Songhai herdou do Mali, a reputação internacional. A memoria das viagens desse período que vai desde os príncipes Kankan Mussa a Askia Mohamed, está registrada nos anais do oriente, onde o deslumbramento expressado pelo poder desses impérios africanos é indescritível.
Sonni Ali também conhecido como Ali Ber ou Ali o Grande, expulsou os Tuaregues que haviam se apossado de Timbuktu após os Mandingos de 1434 a 1468. O chefe Tuaregue, Akil, fugiu para Biro (Ulata) sem lutar contra Soni Ali. Levou consigo todos os juristas e membros do clero que estavam a favor do governo Tuaregue. Os Tuaregues haviam cometido os piores excessos nos últimos trinta e quatro anos de seu domínio. Na realidade eles nunca chegaram a se estabelecer permanentemente na cidade. A administração anterior havia permanecido: a cidade continuou a ser governada por um Timbuktu-Koï que coletava impostos em seu nome. Somente após uma série de humilhações, pilhagens e massacres que o Timbutu-Koï apelou para a ajuda de Sonni Ali para libertar a cidade. Com a libertação, os Tuaregues tornaram-se vassalos dos askias de kaoga, até o final de seu império. Sonni Ali conquistou as regiões montanhosas onde os Berberes acampavam, bem como as terras dos Kunta. Os berberes foram assimilados e integrados na administração politica dos negros. O Askia deu a seus chefes tribais a função de Koï, beneficiados por tributos especiais. Em troca, os Magcharen Koï e o Andassen Koï deveriam colocar a disposição seus exércitos de 12.000 soldados em caso de guerra. Os Tuaregues estavam longe de serem considerados membros da mesma comunidade politica que os árabes. Foi com essas forças, de 24.000 Tuaregues além de seus homens, que o Askia Daud lutou contra os árabes de Bentaba em maio de 1571. A lealdade dos vassalos passou por todos os testes, mesmo durante a guerra contra o Marrocos, os Andassen Koï permaneceram fieis ao Askia, até sua morte.

O livro e o autor - Veja no link abaixo: