Seguidores

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Recursos da nobreza e da realeza

África Negra Pré Colonial

Enquanto o sistema feudal europeu da Idade Média foi baseado na posse de terras, através da espoliação de seus habitantes, criando a nobiliarquia das terras, na África Negra nem reis nem senhores jamais se sentiram possuidores de terras. A posse de terra jamais polarizou a consciência do poder politico.

Taxas

Do que então vivia essa nobreza? Quais eram os recursos materiais e as finanças de um rei? Observamos que a instituição das taxas, primeiramente concebida como um dízimo, uma dedução ritual da riqueza dos súditos, esteve presente em todos esses impérios. E como em todos os lugares, foi primeiramente coletado em espécie, sendo mais tarde, como em Songhai e no Mali, coletado em moeda de ouro.
O litigio que resultou na intervenção de Ali Ber, opondo o Timbutu-Koï ao chefe Tuaregue, Akil, surgiu devido ao quinhão das taxas coletadas. Era costume que um terço das taxas fosse para o Koï, mas Akil recusou-se de dar-lhe uma única peça de ouro, dos três mil mitkâls que havia coletado. Ha relatos de que o Askia Ishâq I praticamente esfolou os mercadores de Timbuktu com taxas. Mahmud-Yaza, originalmente um cantor, era o seu agente coletor. Foram recuperadas setenta mil peças de ouro após a morte de Ishâq. Estes dois fatos demonstram a presença constante de ambas as taxações e o uso da cunhagem de moedas de ouro em Songhai.

O livro e o autor - Veja no link abaixo: