Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Oro

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

Oro é uma divindade cujo culto é acompanhado por um instrumento musical conhecido por berrante ou berra-boi. Tal como os Egunguns , os sacerdotes de Oro eram solicitados para prender e executar as feiticeiras e aqueles que praticavam a magia negra. As mulheres são excluídas desse culto, e em algumas cidades tinham que ficar em casa com portas e janelas fechadas, ao ouvirem o som do berrante, que anunciava o inicia das festividades para Oro. A memoria de cidades sem mulheres nas ruas, como Iseyin onde o culto de deus é importante, era uma experiência inesquecível.
Sabe-se que a cidade de Oro é Olufon, e que o chefe de iseyun é um descendente de Oro, aonde é enterrado num bosque consagrado a essa divindade, conhecido por Koite. Quando Bascom esteve em Iseyin, nos idos de 1960, viu os túmulos dos Aseyin (chefes) em Ile Aba Iton, a casa do Aba, chefe do culto de Oro nessa cidade. Conta-se também que a mãe do primeiro aseyin chamava-se Erelu e que seu pai fora um chimpanzé ou babuíno. Oro é uma divindade do sexo masculino, porém aparece como mulher em dois versos contados por Salako. Num deles é a esposa de um escravo que mostra o desprezo pelo marido, "Olunfon, Bah!" palavra essa que identifica o grito de Oro significando o som dos berrantes. No outro verso, o chefe de Ejigbo identificado como sendo um Egungun, é surrado até a morte, por ordem da esposa prometida para Oro, identificado no verso como "Algo Escasso". O verso acrescenta que "O mercado que ela bisbilhotava ao retornar para casa de seu marido ainda é aquele que ela bisbilhota, referindo-se à pressa com que as mulheres tinham que sair de lá ao ouvirem os sons do berrante.

Bullroarer, Chama-alma ou Berra-boi

O bullroarer, rhombus, ou turndun, é um instrumento musical usado em rituais e para comunicação de longa distâncias. Sua origem data do período Paleolítico, sendo encontrado na Ucrânia data de 17.000 a.C. É encontrado na Europa, Ásia e No subcontinente indiano, África, nas Américas e na Austrália.
Na Grécia antiga era um instrumento utilizado no sagrado "Dionysian Mysteries” (ritual antigo) e ainda é usado em rituais pelo mundo.
Juntamente com o didgeridoo, é destaque entre as tecnologias Aborígenes australianos, utilizado na cerimonia em todo o continente.

William Russell Bascom
1912-1981 

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas