Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Outras Divindades

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

Esse é o final da primeira parte do livro, aonde Bascom cita outras divindades que também aparecem nos versos divinatórios. Como os demais versos citados anteriormente, ele indica em qual parte do livro é que se encontram. Para isso é necessário acompanhar tendo em mãos os versos, que constituem a parte essencial do livro, sem o que essa leitura pode ficar um pouco sem sentido, mas ai está: 
Há uma porção de divindades que também aparecem nos versos. Olokun, a divindade do mar, seja ela masculina ou feminina dependendo da localidade, teve sua água preparada por uma açucena, tornando-se rei de todas as águas, Olosa, deusa da lagoa, é a contraparte de Olokun, não mencionada nos versos. Ogunbiyi nomeou-a Deusa do Dinheiro, cujo símbolo é um grande búzio tigrado. Olokun confabula com Cabeça, e torna-se esposa de Orunmila. Dada identificada por Salako como a irmã mais velha de Xangô, é mencionada apenas uma vez; Yemoja dá a luz a três filhos, Dada, Xangô, e Egungun. Lapeteji que é surpreendido roubando amendoins foi identificado por Salako como uma divindade cultuada na cidade de Ijaye.
Pede-se a um consultante para oferecer um sacrifício para Oja, Deus do Mercado, que no contexto, parece ser Orixalá. Julgando pelo contexto, Pai Olopirigidi, que cobriu o mal com um pote, pode ser Orixalá; mas pela cor de suas oferendas, galinha, cabra e pombo negros, sugere ser Ossãe.
Oxumaré, o arco-íris, e Iroko, a árvore, não são divindades em Oyó, como são em Meko e outras cidades iorubas ocidentais, mas aparecem nos versos de Salako. Por não ter oferecido sacrifício, Arco-íris volta para o Céu e no mesmo dia para a Terra, como um abiku que morre logo após o nascimento. Receitam-se oferecer sacrifícios para Iroko, bem como a outras árvores (obi, dracena, etc. , conforme o verso “Se uma árvore me ajuda, posso obter nozes de kola e oferece-las para a arvore."

William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas