Seguidores

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Orunmila

Sixteen Cowries - Dezesseis Búzios

Orunmila (Òrúnmìlà), a quem se atribui o jogo dos búzios, é frequentemente mencionado nos versos divinatórios. É conhecido também como um escriba ou clérigo por ter "escrito" para as demais divindades e ter ensinado aos adivinhos a "escrever" ou marcar as configurações na bandeja de Ifá com a serragem da madeira.
Também é descrito como um homem estudado ou estudioso pela sabedoria contida nos versos de Ifá.
Aqui ele é chamado de "Sabedoria" e aquele que é mais forte do que a medicação.”:

Grande sabedoria
É a chave para obter grande sabedoria
Se não possuímos grande sabedoria
Não podemos apreender a medicação forte.
Se não aprendemos a medicação forte,
Não podemos curar as doenças serias.
Se não podemos curar as doenças sérias,
Não podemos fazer grandes riquezas.
Se não podemos ganhar grandes riquezas,
Não podemos obter grandes realizações.

Também aprendemos nos versos que: 

“É na pobreza que um jovem aprende Ifá; para tornar-se próspero mais tarde". 

Vimos que Orunmila tem uma conformação física fraca, e que se tornou um adivinho e herbalista por não ter encontrado facilidade em nenhum outro trabalho. Entretanto há um verso que diz que a luta era sua profissão e que fez tombar vários reis no jogo de braço antes de Exu aconselha-lo a perder. Ele também é chamado de "Aquele que tem uma coroa" e de Oluwara Okun.
Os versos contam porque a cabra é o principal animal a ser sacrificado para Orunmila. Referem-se ao chicote de cauda de vaca, e mencionam seu agogô e seus dois tambores, aran e ogidan. Contam a origem do recipiente divinatório (opón igede) aonde se guardam as dezesseis nozes de kola, e de seu cajado de ferro (osù, osùn) postado diante de seu santuário e que não pode pender. Explicam a origem da corrente divinatória e provavelmente da maneira como é manipulada. Descrevem a maneira como as configurações são marcadas sobre a bandeja divinatória, e como Orunmila colheu nozes de kola com quatro olhos cada, e as ervas com as quais lavá-las e prepara-las para o uso na adivinhação. Em um verso Orunmila planta apenas ervas para o uso de seus medicamentos, mas enche os silos com o milho, sorgo, feijão, e inhame cultivados pelas outras divindades. Seu conhecimento das propriedades das ervas só é ultrapassado pelo de Osanyin, o Deus da Medicina, a quem ele derrota numa competição de magia recebendo como premio o seu agogô.
Orunmila casa-se com a filha do chefe de Iwo, e com Poye, Odu, Ere, Ajesuna ou "Moeda", Emere uma abiku, Oxum, Aina e Ore filhas de Olorum. Ele também estupra Oxum e Poye sendo acusado de adultério; e quebra o tabu de Oxum derramando cerveja de sorgo sobre ela. Ele aparece como personagem principal em vários outros versos.
  
William Russell Bascom
1912-1981

William R. Bascom nasceu em 1912 em Princeton, Illinois.
Diplomou-se em Física no ano de 1933 na Universidade de Wisconsin, Madison.
Decidiu tomar um rumo diferente em carreira obtendo o mestrado em Antropologia em 1936.
Em 1939, foi o primeiro aluno a receber um Ph.D. em Antropologia na Northwestern University como discípulo de Melville Herskovits.
Publicou Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World (1980) Dezesseis búzios: adivinhação ioruba da África para o Novo Mundo (1980).

Ifa Divination, Traduzido - Bascom, William 
Sixteen Cowries - Extratos do livro - Bascom, William

Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World
Autor William Russell Bascom
Edição reimpressão, ilustrada
Editora Indiana University Press, 1993
ISBN 0253208475, 9780253208477
Num. págs. 790 páginas