Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2012

Samba de Caboclo - Instrumentos Musicais

Viola - é raro o aparecimento de instrumentos de cordas nas realidades dos Terreiros de cultos populares, sejam afro-brasileiros ou afro-indo-brasileiros.
A viola é incorporada ao conjunto de percussão para aumentar as possibilidades melódicas dos Sambas de Caboclo, inclusive algumas letras focalizam a presença desse instrumento, como por exemplo:

Viola meu bem, viola
Vou m´embora pro sertão
Viola meu bem, viola
Eu aqui não me dou bem
Viola meu bem, viola
Sou empregado da Leste
Sou maquinista do trem
Vou m´embora pro sertão
Eu aqui não me dou bem
Viola meu bem, viola
Viola meu bem, viola

Nos conjuntos instrumentais de samba de Partido e de Terreiro a formação básica é de percussão, incluindo a viola e o cavaquinho. Talvez a influência dessa formação tenha aparecido no conjunto do Samba de Caboclo que é, praticamente, o único conjunto agregado aos terreiros afro-brasileiros que se utiliza da viola.

por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).

Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.