Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2012

Samba de Caboclo - Os instrumentos musicais

Agogô - comuns aos utilizados nas demais manifestações afro-brasileiras. Duas campânulas de metal percutidas com hastes de ferro.

Tacos - com o objetivo de reforçar os ritmos das palmas, os tacos de madeira são percutidos pela assistência que assim participa ativamente dos sambas, podendo cantar e até dançar com os Caboclos. Esses tacos de madeira medem aproximadamente 12 cm por sete cm, não possuindo nenhum vínculo especial ou religioso. Funcionam, exclusivamente, para reforçar os toques, animando as festas.

por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).

Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.