Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2012

Samba de Caboclo - Musica Vocal

Os sambas são cantados por todos; geralmente, os próprios Caboclos puxam suas cantigas, realizando os solos. Os Ogãs e dirigentes dos terreiros também entoam os solos de acordo com a necessidade do momento. A forma de responsório é mantida para todas as cantigas.
As letras geralmente são em português ou um misto de português com palavras em dialetos africanos ou totalmente em dialeto; essas são conhecidas como de sotaque.
A temática desenvolvida nas cantigas aborda os Caboclos, sua vida nas selvas, suas boiadas - quando capangueiros; a natureza, as frutas, as lutas e os feitos heroicos, realçando a valentia e coragem. A submissão aos Orixás constituem motivos que são desenvolvidos nas rodas de Samba de Caboclo.

por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ).

Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.