Seguidores

terça-feira, 1 de maio de 2012

Samba de Caboclo - Musica Vocal

A temática desenvolvida nas cantigas aborda os Caboclos, sua vida nas selvas, suas boiadas - quando capangueiros; a natureza, as frutas, as lutas e os feitos heroicos, realçando a valentia e coragem. A submissão aos Orixás constituem motivos que são desenvolvidos nas rodas de Samba de Caboclo.
Além das cantigas comuns, cada linha ou tribo possui suas melodias, e certos Caboclos têm músicas próprias que relatam seus feitos. Alguns exemplos servirão para melhor mostrar as cantigas dos Caboclos:

O pavão é um passo bonito
Com suas penas douradas
Todas elas são tão formosas
na sua aldeia
Os caboclos gozam

(Essa cantiga focaliza o pavão, que é uma das aves de maior agrado dos caboclos. A palavra passo é uma corruptela de pássaro).

Caboclo pegou meu pavão
Na beira do rio, riá
Caboclo pegou meu pavão
Na beira do rio, riá.

por Raul Giovanni da Motta Lody
Publicado em 1977, Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte, Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (Rio, RJ)

Raul Geovanni da Motta Lody (Rio de Janeiro, 1952), é um antropólogo, museólogo e professor brasileiro, responsável por vários estudos na área das religiões afro-brasileiras, sobretudo na Bahia.
Suas principais pesquisas antropológicas e etnológicas resultaram na publicação do Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras.