Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

A Sociedade Americana de Colonização e a fundação da Libéria

A Partilha da África

A Sociedade Americana de Colonização, lançada em 1816 por Robert Finley, oferecia a emigração para a Libéria (Terra dos Libertos), uma colônia fundada em 1820 a alguns escravos emancipados.
O escravo emancipado Lott Carey se transformou no primeiro missionário americano na África.
Esta tentativa de colonização foi resistida pelo povo nativo da região.
Liderados pelos sulistas dos Estados Unidos, o primeiro presidente da Sociedade Americana de Colonização foi James Monroe da Virgínia, quem se transformou no quinto presidente dos EUA de 1817 a 1825.
Desta forma, um dos principais partidários da colonização na África foi o mesmo homem que proclamou, em seu "Discurso de Estado e União" de 1823, a opinião de que as potências europeias já não deveriam colonizar as Américas ou interferir nos assuntos relacionados às nações soberanas na América.
Em troca, os Estados Unidos da América planejava se manter neutro nas guerras entre as potências europeias e/ou em guerras entre uma potência e sua colônia.
Em contrapartida, caso essas guerras ocorressem nas Américas, os EUA veria tal ação como hostil e tomaria uma atitude.
Esse famoso estatuto é conhecido como Doutrina Monroe e foi a base de neutralidade dos EUA durante o século XIX.
Assim, Jehudi Ashmun, um dos primeiros líderes da ACS, visualizou um Império Americano na África. Entre os anos 1825 e 1826, fez o possível para arrendar, anexar e/ou comprar terras tribais em torno da costa e perto de importantes rios que conduzem ao interior africano.
Igualmente que seu predecessor, o tenente Robert F. Stockton, em 1821 estabeleceu um lugar para a Monróvia persuadindo a um chefe local, a quem se referia como "Rei Peter", para vender o Cabo Mesurado apontando uma pistola em sua cabeça, Ashmun estava preparado para usar a força para estender o território de sua colônia.
Em um tratado de maio de 1825, o "Rei Peter" e outros reis nativos concordaram em vender as terras.
Em março de 1825, a ACS iniciou uma publicação trimestral da "revista colonial do repositório africano". Ralph Randolf Gurley foi quem encabeçou a sociedade até 1844.
Concebido como órgão primordial da sociedade, o Conceived as the Society's propagand organ, o repositório prometeu tanto a colonização quanto a Libéria.
A sociedade controlou a colônia de Libéria até 1847 quando os britânicos se anexaram no assentamento, a Libéria foi proclamada um estado livre e independente, transformando-se assim com a primeira nação africana descolonizada.
Em 1867, a sociedade havia mandado mais de 13 mil emigrantes.
Depois da Guerra Civil Americana (1861-1865), quando as pessoas tentaram ir à Libéria, o suporte financeiro para a colonização havia diminuído.
Durante seus últimos anos, a sociedade se focou em projetos educacionais e missionários na Libéria mais do que na emigração.

Fonte consultada: Wikipedia
Minha tradução
Veja também a página