Seguidores

sábado, 5 de maio de 2012

Transformação

Ritual Ioruba - interpretes, espetáculo, desempenho

Em 1986, durante a festividade Agemo em Imosan (Nigéria), espalharam-se rumores de que uma árvore tinha caído dentro do bosque sagrado logo após a saída dos sacerdotes que ali faziam um ritual. Aparentemente ninguém viu a arvore cair. Os companheiros do sacerdote que eram donos do bosque explicaram que o seu inimigo - outro sacerdote, que havia recusado participar das celebrações naquele ano - havia usado seu poder para fazer cair essa árvore. Mas graças ao poder do sacerdote presente, os presentes foram poupados desse acidente, conforme o relato do colega. Outra versão afirmava que foi o próprio dono e não seu inimigo, que causou a queda da árvore para demonstrar seu poder diante do conflito. Se a árvore caiu ou não era um fato menos importante do que as interpretações dadas a essa história. Da mesma maneira, faz parte comentar e fuxicar sobre aquilo que está acontecendo durante o ritual e o que determinados indivíduos deveriam ter feito. E a representação adquire sua própria realidade. Transforma-se.

Yoruba Ritual

Este livro de Margaret Drewal é um mergulho para dentro â da liberdade do ritual ioruba, o poder de improvisação de seus intérpretes, e o desejo de seus participantes em alternar as possibilidades de entretenimento. Suas implicações são diretas na diáspora americana, devido à presença desses artifícios, que constituíram a chave para a sua adaptação em novos ambientes, base fundamental para aquilo que Stuart Hall chamou de â estética da diáspora.

African Diaspora Program
De Paul University

Margaret Thompson Drewal

Margaret Thompson Drewal é uma teórica das artes performáticas, historiadora de dança, e etnógrafa. Ela estudou os rituais iorubas da África ocidental e afro-brasileiros. Além de danças populares norte-americanas e entretenimentos da virada do século XIX, incluindo espetáculos apresentados nas primeiras Exposições Internacionais. Drewal possui especial interesse na poética e política do discurso performático. Ela também teve experiência profissional como bailarina e coreógrafa.