Seguidores

sábado, 25 de agosto de 2012

A Segunda Crise do Marrocos - 1911

A Partilha da África

Cinco anos após a primeira crise eclodiu a segunda com a chegada do navio de guerra alemão Panther, no Porto de Aghâdir a 1 julho de 1911. A Alemanha tinha começado a tentar ultrapassar a supremacia da marinha britânica. A Inglaterra mantinha uma política de manter uma frota maior do que duas outras reunidas. Quando os britânicos souberam da chegada do navio Panther no Marrocos, deduziram erroneamente que os alemães pretendiam transformar Aghâdir em uma base naval no Atlântico.
A intenção da Alemanha era a de reforçar suas reinvindicações pelo controle dos reinos da África do norte de acordo com a Conferência de Algeciras, na qual havia feito um acordo com a França. (veja a pagina anterior). Em novembro de 1911 foi assinado um acordo no qual a Alemanha aceitava a posição da França no Marrocos em troca do território na África Equatorial Francesa da colônia do Meio Congo (atual República do Congo).
Em seguida a França estabeleceu um protetorado pleno sobre o Marrocos (30 de Março de 1912), acabando com aquilo que havia restado da independência formal desse país.
Além disso, o apoio britânico para a França durante ambas as crises marroquinas, reforçou a Entente entre ambos os países e que aumentou a alienação Anglo-Germânica, aprofundando sua separação, o que culminaria com a deflagração da I Guerra Mundial.

Fonte consultada: Wikipédia
Minha tradução