Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Antropologia

A Partilha da África
As Exposições e a Consciência Colonial

A antropologia, filha da colonização, teve participação no dito racismo-científico baseado no Darwinismo social, por dar suporte, juntamente com o positivismo social, às reinvindicações de superioridade da civilização ocidental sobre as culturas “primitivas”.
Todavia, a descoberta das culturas antigas acabaria por levar a antropologia a uma autocrítica e reavaliação da importância das civilizações estrangeiras.
Portanto, a Expedição Punitiva de 1897, dirigida pelo almirante Harry Rawson, que conquistou, queimou e saqueou a cidade do Benim, acabou acidentalmente por revelar a grande sofisticação do Reino do Benim, na África Ocidental.
O saque do Benim espalhou os famosos bronzes e outros objetos de arte no mercado europeu, devido aos leilões organizados pelo almirantado britânico, do patrimônio confiscado para saldar os custos da expedição.
A maioria das grandes peças de bronze foi levada primeiramente para os compradores alemães, porém uma parte considerável ainda se encontra no Museu britânico. Os bronzes do Benim catalisaram o princípio de uma reavaliação do valor da cultura do Oeste Africano, que trouxe fortes influências para a formação do modernismo.


Fonte consultada: Wikipédia
Minha tradução