Seguidores

sábado, 17 de maio de 2014

A colonização francesa na África


AOF-Afrique Occidentale Française
A colonização francesa - As Colônias Africanas

A África Ocidental Francesa foi uma federação de oito territórios coloniais.
Compreendia a Mauritânia, o Senegal, o Sudão Francês (atual Mali), A Guiné Francesa (atual Guiné), o Alto Volta (atual Burkina Faso), o Daomé (atual Benin) e o Niger.
A federação era formada de quinze colônias costeiras individuais que a França se apropriou, usadas como postos de comercio, durante os séculos 17 e 18.
Conforme os franceses foram obtendo sua parcela na disputa pela África entre os anos 1880 e 1890, conquistaram vastas áreas territoriais, governando-as a principio, ora como parte da colônia senegalesa ora como entidades independentes.
Ao final de 1890, o governo francês começou a controlar a expansão territorial de seus “oficiais em terra”, subordinando todos os territórios a oeste do Gabão a uma única base governamental sediada no Senegal, que se reportava diretamente ao ministro dos assuntos ultramarinos.
O primeiro governador do Senegal foi nomeado em 1895, e em 1904, os territórios que ele supervisionava começaram a ser chamados formalmente de África Ocidental Francesa (AOF). O Gabão tornar-se-ia mais tarde a sede de sua própria federação a África Equatorial Francesa (AEF), que fazia fronteira com seu vizinho a oeste onde atualmente fica a divisa entre o Níger e o Chade.
Após a segunda guerra mundial, a Quarta República Francesa começou o processo de estender os direitos políticos em suas colônias.
Em 1946, a lei Lamine Guèye concedeu alguma cidadania com direitos limitados a população nativa.
O Império Francês foi renomeado para União Francesa.
A constituição da quinta república de 1958 alterou novamente a estrutura das colônias da União Francesa para a nova Comunidade Francesa.
Cada território tornou-se um “protetorado” com a assembleia consultativa nomeando uma Assembleia Nacional.
O governador apontado pelos franceses foi renomeado de “Alto Comissário”, e nomeando os chefes de estado de cada território.
A assembleia nomearia um africano para chefe de governo com poderes de conselheiro para o chefe de estado.
A federação deixou de existir legalmente após o referendo de setembro de 1958 para aprovar a Comunidade Francesa.
Todas as colônias, exceto a Guiné votaram pela nova estrutura.
Os guineenses votaram esmagadoramente pela independência.
Em 1960, uma revisão posterior da constituição francesa, compelida pela derrota da Guerra contra a Indochina e as tensões na Argelia, permitiu aos membros da Comunidade Francesa a alterarem suas próprias constituições.
E foi assim que as novas nações da África Ocidental nasceram.

O Senegal e o Sudão Francês tornaram-se a Federação do Mali (1960-61), em seguida a Costa do Marfim, o Níger, o Alto Volta e o Daomé formaram a pouco duradora União Sahel Benim, e posteriormente o Conseil de l'Entente.

Fonte consultada: Wikipédia
Minha tradução