Seguidores

sábado, 3 de maio de 2014

Ruanda-Urundi - A colonização belga - As Colônias Africanas


Ruanda-Urundi
A colonização belga - As Colônias Africanas

Ruanda, oficialmente República de Ruanda, é um país sem costa marítima localizado na região dos Grandes Lagos da África centro-oriental, fazendo fronteira com Uganda, Burundi, RD Congo e Tanzânia.
Ruanda-Urundi era uma suserania (país sob a tutela) belga de 1916 a 1924, um mandato da Liga das Nações de 1924 a 1945, e em seguida um território sob a administração das Nações Unidas até 1962 quando se tornou independente formando os Estados de Ruanda e Burundi.
Os reinos independentes de Ruanda e Burundi foram anexados pela Alemanha junto com outros países da região dos Grandes Lagos no final do século dezenove e inicio do vinte. Embora ligada à África Oriental Alemã, essa região possuía uma presença germânica irrisória.
Em 1916, durante a Primeira Grande Guerra, essa área foi conquistada pelas forças do Congo Belga.
O Tratado de Versalhes dividiu a África Oriental Alemã com sua vasta parte conhecida por Tanganyka entregue à Grã Bretanha e a parte Ocidental para a Bélgica. Esse pedaço ficou conhecido como Ocupação Belga dos Territórios da África Oriental.
Em 1924, a Liga das Nações expediu um mandato formal que garantiu à Bélgica pleno controle sobre essa região, tornando-se Ruanda-Urundi.
Apesar das leis mandatárias que os belgas desenvolveram para desenvolver os territórios e prepara-los para a independência, o Raubwirtschaft (economia de pilhagem), praticado no Congo Belga acabou sendo exportado para o leste.
Os belgas obrigavam os territórios a obter lucros para sua pátria e qualquer desenvolvimento tinha que vir dos fundos obtidos no território.
Esses fundos vinham principalmente das extensas lavouras de café nesta região de rico solo vulcânico.
A população era taxada ao extremo e obrigada a fazer trabalho forçado.


continua na página seguinte...

Fonte consultada: Wikipédia
Minha tradução