Seguidores

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A literatura de Mestre Didi

Filho único da mãe-de-santo Maria Bibiana do Espírito Santo, Mestre Didi é o mais antigo descendente no Brasil do poderoso reino africano do Ketu, hoje ocupado pela Nigéria e pelo Benin. Em 1983, recebeu o título máximo de Obá Mobá Oni Xangô, do Rei do Ketu, em Benin.
Também é autor de uma série de livros, entre eles um dicionário português-ioruba. Aos oito anos foi iniciado no culto aos ancestrais, dedicando toda sua vida a preservar a tradição dos orixás (assim mesmo, sem “s”), força associada aos elementos da natureza. Desde esta época cria esculturas tão belas e originais quanto os ritos que as inspiraram.

"Mestre Didi é um sacerdote-artista. Exprime, através da criação estética, uma arraigada intimidade com seu universo existencial, onde ancestralidade e visão de mundo africano se fundem com sua experiência de vida baiana.
Completamente integrado ao universo nagô de origem iorubana, revela em suas obras uma inspiração mítica, material. A linguagem nagô com a qual se expressa é o discurso sobre a experiência do sagrado, que se manifesta por meio de uma simbologia formal de caráter estético".

por Juana Elbein dos Santos

Obra
Ioruba tal qual se fala, Tipografia Moderna, Bahia, 1950
Contos Negros da Bahia, (Brasil) Edições GRD, Rio de Janeiro, 1961
História de Um Terreiro Nagô, 1. edição, Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos, 1962, 2.edição, Editora Max Limonad, 1988
Contos de Nagô, Edições GRD, Rio de Janeiro, 1963
Porque Oxalá usa Ekodidé, Ed. Cavaleiro da Lua, 1966
Contos Crioulos da Bahia, Ed. Vozes, Petrópolis, 1976
Contos de Mestre Didi, Ed. Codecri, Rio de Janeiro, 1981
Xangô, el guerrero conquistador y otros cuentos de Bahia, SD. Ediciones Silva Diaz, Buenos Aires, Argentina, 1987
Contes noirs de Bahia, tradução francesa de Lyne Stone, Ed. Karthale, 1987
História da Criação do Mundo, Olinda, PE, 1988 - Ilustração Adão Pinheiro
Ancestralidade Africana no Brasil, Mestre Didi: 80 anos, organizado por Juana Elbein dos Santos, SECNEB, Salvador, Bahia, 1997, CD-ROM - Ancestralidade Africana no Brasil
Pluraridade Cultural e Educação
Nossos Ancestrais e o Terreiro
Democracia e Diversidade Humana: Desafio Contemporâneo