Seguidores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Características físicas das máscaras tribais africanas

Introdução às formas básicas.

Na África, há uma grande variedade de máscaras de diferentes tribos e culturas. Para facilitar a compreensão é útil classificá-las em oito tipos básicos.  


Adorno de Cabeça

Na foto numero 1 há um bom desse tipo de máscara. Usada pela tribo Ekhoi que faz parte da etnia Elagham da Nigéria. Esses entalhadores esculpem máscaras cefalomorficas e zoomórficas. São recobertas com pele de antílope, fator característico associado ao artesanato dessa tribo. A cestaria na base forma o chapéu sobre a cabeça. Os trajes costumam ser feitos de fibras vegetais como ráfia e recobrem todo o corpo do dançarino.



Máscara facial

Este é o tipo mais comum encontrado em toda a África. Veja o exemplo na foto numero 2 relacionada à tribo Chokwe. A máscara cobre o rosto e possui furos nas laterais. Antes do usuário vestir a fantasia, seus assistentes esfregarão o seu corpo com uma com óleo natural que serve como proteção contra os espíritos malignos. Só então essa máscara será colocada sobre o seu rosto e presa sobre a abertura da fantasia. Em alguns casos veste-se uma saia feita de fibras vegetal presa ao redor da cintura. Noutras vezes cobre-se o corpo todo com ráfia.

Máscara painel

Esses tipos de máscaras são usadas sobre a cabeça. A da foto 3 pertencente à tribo Bwa de Burkina Faso se assemelha a uma coruja ou um pássaro em vôo. O entalhe central forma a cabeça.



Máscaras de capacete

São esculpidas sobre um único tronco de árvore, formando um oco para vestir na cabeça e com aberturas para os olhos, boca e nariz. Este tipo de máscara é comumente encontrado entre Sande - Libéria e Mende - Serra Leoa. Figura 7.



Máscara de Corpo ou de barriga 

Esculpidas sobre um tronco de árvore formando um oco que se encaixa sobre o tórax e a barriga. Essa máscara que faz parte da parte de um disfarce Ndimu é usada por um dançarino do sexo masculino em conjunto com a mascara facial. Pertence à tribo Maconde, sudeste da Tanzânia. Foto 3 e 5



Capacete com penacho

Tribo Yaka – Congo – foto 6

Chapeu com penacho

Máscara que se usa como um chapéu sobre a testa. Foto 8



Máscara de ombro

Máscara de grandes proporções usada por dois dançarinos, com duas abas móveis ao nível de peito para enxergar. A máscara "Demba" como a que se vê nas fotos 9 são usadas em festas relacionadas com a colheita do arroz. Povos Baga e Nimba da Guiné.



Máscara Guaximin: Origem África do Sul. Foto 10

A recém-descoberta da liberdade pelos escravos levou os africanos as maiores celebrações que já se fizeram até hoje. Eles se arrumaram em grande estilo acompanhados por músicas e danças tradicionais. Os senhores coloniais detestavam essas celebrações chamando-as de "bárbaras". O disfarce alegre e cômico permitia aos escravos encarar os senhores coloniais cantando bem alto de maneira a desabafar todas as frustrações contidas sem serem identificados, e, portanto, sem nenhuma punição. 



fonte : http://www.rebirth.co.za/african_mask_basic%20forms.htm