Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A antiga cidade fortificada de Ouadane, na Mauritânia



















Os antigos Ksour ou cidades fortificadas de Ouadane, Chinguetti, Tichitt e Oualata, na Mauritânia são cidades fundadas nos séculos XI e XII para atender às necessidades das caravanas que atravessavam o Sahara.
De centros comerciais e religiosos, estas cidades tornaram-se baluartes da cultura islâmica, testemunhos dum modo de vida tradicional, centrado na cultura nômade, das populações do Saara ocidental.
Nelas se encontra especialmente bem conservado um tecido urbano elaborado entre os séculos XII e XVI, com as suas casas com pátio interior fechando-se em ruelas estreitas, em redor de mesquitas com minaretes quadrados.
O conjunto de quatro cidades-gêmeas foi inscrito pela UNESCO, em 1996, na lista dos monumentos que são Património da Humanidade.
Localizadas no maciço de Adrar, que atravessa a Mauritânia, entre os desertos de Majabat El Koubra e de Aouker, Ouadane e Chinguitti, encontram-se a norte, Tichitt e Oualata, a sueste.
Estas cidades, que já foram prosperas, sobrevivem com muitas dificuldades, não só pela mudança radical das rotas comerciais, mas principalmente pelo avanço das areias do deserto.
A maior parte dos núcleos de população concentra-se na parte oeste do país.
Ouadane
Ouadane encontra-se a 120 quilômetros ao nordeste de Chinguetti. Existem comunicações regulares, mas pouco frequentes entre Atar- Chinguetti e Atar-Ouadane, mas não entre Chinguetti e Ouadane.
Ouadane foi fundada em 1147 pelos berberes. É uma típica cidade do deserto com seus muros de pedra, sua mesquita e datiles.
No alto da montanha se ergue a zona mais moderna, ainda diminuta.
Ouadane possui algumas das mais impressionantes ruínas da Mauritânia. Trata-se de uma colina onde os edifícios se fundem com as rochas.
A maioria destas construções tem mais de 800 anos, pelo que uma das coisas que impressiona é a quantidade que ainda está de pé.
Ouadane foi um importante centro das caravanas de camelos, quando o sal, especiarias e ouro eram a mercadoria principal.
Das ruinas, destacamos a velha mesquita de Ksaru l-Klali.
Acima da velha vila há outra habitada pelos Berberes da tribo Idawalhajj.
A vila está situada num local bastante agradável com um oásis, palmeiras e dunas.
Mauritânia (Republica Islâmica)
Este país está situado numa das regiões mais pitorescas do Norte de África, a sua natureza e clima são um autêntico desafio à capacidade de sobrevivência e adaptação do homem, dado que o deserto do Saara ocupa grande parte do seu território.
As infraestruturas e modos de vida são rudimentares, comparando com os países ocidentais.
Esta região foi ocupada pelos Berberes por volta do primeiro milénio e tornou-se o centro do império do Gana, mais tarde foi integrada no Império do Mali até finais do sec. XV.
Nesta altura já o Saara tinha tomado conta de grande parte do território limitando as áreas cultiváveis e reduzindo a população.
Em 1440 os Portugueses estabeleceram-se na sua costa, dedicando-se em especial à pesca. A sua independência foi declarada em 1960, mantendo-se, no entanto alguma instabilidade política e social até aos dias de hoje.