Seguidores

domingo, 2 de outubro de 2011

As bandeiras Asafo - Ghana

O povo Fanti, vive ao longo da costa de Ghana em vilarejos de pesca como Anomabu, Saltpond, Mankessim, Elmina e na cidade da Costa do Cabo.
Elmina tornou-se o principal entreposto europeu na África Ocidental, com a construção do Castelo de São Jorge pelos portugueses, em 1492.
Essa região foi um centro de comercio de escravos durante os séculos posteriores e os Fanti tornaram-se os intermediários entre os comerciantes de escravos e os povos Ashanti do interior.
As "companhias" Asafo recrutavam jovens paramilitares nas aldeias Fanti, adotando bandeiras de inspiração européia, modificadas gradualmente de acordo com o gosto local.
As companhias defendiam tanto contra os invasores Ashanti quanto nas rivalidades internas, atuando nos festivais e noutras cerimônias.
O fim das milícias Asafo terminou com a chegada dos Ingleses no final do século dezenove, mas elas continuam como associações ligadas a vida ritual das cidades Fanti.
Cada companhia tem um local de culto chamado posuban, que é uma estrutura de concreto elaborada, decorada com cores vibrantes, usadas para guardar seus troféus e fazer sacrifícios rituais.
As bandeiras chamadas frankaa, são os principais troféus.
A pessoa que quiser unir-se a sociedade encomenda uma bandeira num artesão local, de acordo com seu gosto.
Os símbolos bordados trazem representações de riqueza, poder e desafio contra grupos rivais.
Fazem alusão a provérbios característicos da cultura Akan.
Essas bandeiras são hasteadas ou carregadas nos desfiles pelas cidades, em festivais anuais, funerais e outras circunstancias.
Suas origens são imprecisas, mas remontam ao século 18.
As bandeiras que foram feitas antes de 1957, data da independência de Ghana, trazem uma bandeira inglesa no canto e as posteriores trazem a bandeira nacional.
Essas bandeiras continuam a ser fabricadas por fazerem parte importante do dia a dia desses povos.
Tem sido comercializadas desde 1990 pela beleza de seus padrões e exportadas para colecionadores do mundo inteiro.