Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os apliques Akunitan dos povos Axanti de Gana

Os tecidos artesanais emprestam suas cores vibrantes à arte africana. Nas comunidades a autoridade destaca-se pelo rico vestuário e pelos trajes desgastados que seus lideres herdam dos ancestrais. A arte aqui é empregada para confirmar a posição social. Na África Ocidental, os chefes apresentam-se magnificamente vestidos, adornados com jóias de ouro e ostentando belos objetos nas mãos. As forças espirituais, representadas por mascaras, também obtém seu poder de impacto desta forma, onde a cor é usada nos trajes para chamar a atenção.
Os povos Axanti de Gana produzem um bordado ricamente decorado para o uso restrito de clientes importantes como chefes de nação e reis.
Esse pano é chamado “Akunitan" cuja tradução é” pano dos notáveis”.
As figuras bordadas nesses panos, de cores sóbrias e fios dourados frequentemente narram provérbios e historias da nobreza.
Nesse aspecto eles lembram as bandeiras Asafo dos Fantis.
Cada bordado Akunitan é um tesouro exclusivo. Esses panos são produzidos pelos povos Fanti.
Nas coleções dos Ewe e Axantis, há alguns exemplares raros de Akunitan, guardados como propriedades do Estado.
Esses tecidos são geralmente damascos ou algum material importado inclusive os apliques. 
Os bordados são costurados sobre tecidos lisos e recebem apliques estampados usados de maneira criativa para causar deslumbramento por seus matizes, tons e texturas. 
Nesse artesanato são empregados vários tipos de panos: 
Tecidos de índigo ndop dos Camarões, os panos kente e os estampados adinkra (panos de luto de cores sóbrias e com motivos que inspiram de tristeza) todos estes de fabricação local. 
Os estampados importados também são empregados nessa arte. 
O objetivo, bem mais do que a busca de "pureza" cultural é principalmente o de orquestrar um espetáculo visual através da criatividade dos artesãos. 



fonte:
http://adireafricantextiles.blogspot.com/